Depois de fracassar em Guaratinguetá, o Palmeiras tem a segunda oportunidade de assegurar a vaga antecipada para as semifinais do Campeonato Paulista. Agora, o Verdão depende apenas de suas forças: uma simples vitória contra o Bragantino, nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), no Parque Antártica, garante matematicamente o time do técnico Wanderley Luxemburgo na próxima etapa do Estadual.
Além disso, os três pontos são fundamentais para o Palmeiras ir em busca de seu principal objetivo: o primeiro lugar na fase de classificação. Depois da última rodada, a diferença em relação ao Corinthians, segundo colocado, voltou a cair para quatro pontos. Mas o Verdão ainda encara com tranquilidade a pressão do rival.
"As coisas continuam dentro do planejamento que colocamos, um empate contra o Ituano fora e outro contra o Guarantinguetá. São quatro pontos de frente, temos duas rodadas de vantagem sobre o segundo colocado", exalta o técnico Wanderley Luxemburgo.
No Campeonato Paulista, o Palmeiras mantém a invencibilidade e segue sobrando em relação aos rivais. Mas, no sábado, contra o Guaratinguetá, o Verdão enfrentou grandes dificuldades e sofreu para voltar à capital paulista com um ponto.
"Tivemos dificuldades, o empate ficou de bom tamanho. A cada dia, as partidas estão ficando mais difíceis, mas vamos tentar nos superar para conseguir os resultados", avisa o meio-campista Diego Souza, autor do gol de empate no Vale do Paraíba.
Para ganhar mais três pontos, o Palmeiras ganha um reforço considerável. Artilheiro do país em 2009, com 16 gols em 14 apresentações, Keirrison retorna de suspensão. Mais uma notícia importante é a volta do goleiro Marcos após seis partidas. O camisa 12 está totalmente recuperado de uma lesão muscular.
Em compensação, Luxemburgo também amarga desfalques na defesa. O zagueiro Edmilson está em fase final da recuperação de dores na coxa, enquanto o lateral-direito Fabinho Capixaba fica duas semanas fora também por uma lesão muscular. O lateral-esquerdo Armero viajou para servir a seleção colombiana. Para completar, o atacante Willians será poupado e cuida da parte física nos próximos dias.
Em ascensão: No Bragantino, a ordem será aproveitar o contra-ataque para tentar surpreender o líder do Campeonato Paulista. O time emplacou uma boa sequência de resultados, com a goleada sobre o Guaratinguetá e o empate diante do Noroeste como visitante.
Para o jogo do Parque Antártica, o técnico Marcelo Veiga recebe três reforços. O zagueiro Marcelo Godri, o volante Adriano e o atacante Malaquias retornam de suspensão automática e devem recuperar a posição no Braga.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS x BRAGANTINO
Local: Estádio do Parque Antártica, em São Paulo (SP)
Data: 24 de março de 2009 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Robério Pereira Pires
Assistentes: Junival Rodrigues de Souza e Matheus Comolesi
PALMEIRAS: Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Jefferson; Sandro Silva, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Lenny (Ortigoza) e Keirrison
Técnico: Wanderley Luxemburgo.
BRAGANTINO: Gilvan; Gabriel, Kadu e Marcelo Godri; Tiago Almeida, Moradei, Adriano (César Gaúcho), Bill e Pará; Malaquias e Nunes.
Técnico: Marcelo Veiga.