Palmeiras, Santos, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Bahia resolveram juntar forças e irão entregar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um extenso dossiê. A intenção dos clubes é convencer a entidade a reconhecer como títulos brasileiros os campeonatos nacionais conquistados antes de 1971, data em que a competição foi oficialmente 'batizada' de Campeonato Brasileiro.
Através de um comunicado oficial, o Palmeiras, que ao lado do Santos passará a ser o detentor do maior número de títulos brasileiros caso a CBF aceite a sugestão - com oito conquistas -, convocou uma entrevista coletiva para a manhã desta terça-feira, no salão nobre do clube, quando o dossiê será apresentado à imprensa.
Segundo José Carlos Perez, superintendente do escritório do Santos na capital paulista, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está propenso a referendar o pedido dos clubes caso o dossiê contenha fatos que o convençam de que os torneios disputados entre 1959 e 1970 têm o caráter de Campeonatos Brasileiros.
"Essa é uma pesquisa que conta com a colaboração de outras equipes, mas é toda de responsabilidade do Santos e paga pelo presidente Marcelo Teixeira. O próprio Ricardo Teixeira já disse que se for apresentado um relatório convincente os títulos serão reconhecidos", afirmou Peres, recentemente, à Agência Estado.
Além de Santos e Palmeiras, que passariam a ter oito títulos brasileiros cada (atualmente tem dois e quatro, respectivamente), Bahia, Fluminense, Botafogo e Cruzeiro, campeões de apenas uma edição desde 1971, acrescentariam o rótulo de 'bi' aos seus currículos se o dossiê for aprovado pela CBF.