Na penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Atlético teve mais dificuldades do que imaginava, mas contou com falhas do Villa Nova para vencer por 2 x 1 no Mineirão e roubar a liderança do Cruzeiro, que só empatou com o Rio Branco neste domingo (22/03).
Diante de um adversário que briga para não cair, o Galo só saiu na frente aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Júnior tentou cruzar, mas 'errou' e enganou o goleiro Nicolas ao jogar a bola no gol. Aos 30 minutos, Everton empatou para os visitantes, mas Chiquinho cobrou falta que Leandro Amaro jogou contra as próprias redes sete minutos depois.
'Sorte' à parte, os comandados de Emerson Leão começam a última partida desta fase em primeiro lugar, com 23 pontos, um acima da Raposa. Já o Villa está em antepenúltimo lugar com apenas seis pontos, à frente do Social só nos critérios de desempate.
O jogo
Jogando em casa, o Atlético não impôs um ritmo de jogo convincente, mas desde o início mostrou superioridade em relação ao Villa Nova, que briga para não ser rebaixado. Neste panorama, as falhas interioranas eram a maior virtude da equipe de Emerson Leão.
Logo aos dez minutos, o goleiro Nicolas errou na saída de bola e Diego Tardelli vacilou ao dar tempo de recuperação ao arqueiro e desperdiçar ótima oportunidade. Três minutos depois, Leandro Almeida completou cobrança de escanteio com uma forte cabeçada na trave dos visitantes.
Após duas chances perdidas, os alvinegros resolveram 'devolver' os favores com uma defesa errante até o fim do primeiro tempo. Marlon e Vander, em dois arremates, só não colocaram o Villa na frente porque Leandro Almeida se jogou para evitar uma missão mais complicada no Mineirão.
Em um jogo morno e cheio de erros, foi uma 'falha' que assegurou a abertura do placar. E não foi de nenhum zagueiro. Aos 36 minutos, quando a torcida já se conformava com o 0 x 0 para o intervalo, o veterano lateral-esquerdo Júnior cruzou na área, mas se equivocou e acabou chutando direto no gol, enganando o goleiro Nicolas e marcando um golaço.
O gol acalmou os ânimos dos anfitriões, que melhoraram de rendimento no segundo tempo. Até os 30 minutos, os comandados de Emerson Leão dominaram as ações e perderam duas boas chances de ampliar, com Eder Luis e Carlos Alberto. Erros que foram punidos na sequência.
Em uma de suas poucas descidas depois do intervalo, o cauteloso Villa chegou ao gol. A defesa atleticana voltou a falhar em lançamento longo dos visitantes e Everton teve tranqüilidade para deixar tudo igual no marcador do Mineirão.
Os alvinegros, porém, puderam se recuperar rapidamente. Aos 34 minutos, Diego Tardelli cobrou pênalti ao cair na área. Três minutos depois, Chiquinho, que acabou de subir para os profissionais, cobrou falta e Leandro Amaro desviou contra o próprio gol, selando o sonho do Villa de sair de Belo Horizonte com pelo menos um ponto.
Só resta uma vaga
Nos outros jogos deste domingo, o Democrata fez valer seu mando de campo e se garantiu nas quartas-de-final ao vencer o América por 2 x 0, com um gol contra de Otávio e outro de Alan.
Já o Uberlândia, que empatou por 1 x 1 com o já classificado Ituiutaba, briga pela última vaga com o Tupi, que também ficou no 1 x 1 na visita que fez ao Uberaba. O Social, que luta para não cair, empatou sem gols com o já rebaixado Guarani.