Com a melhor campanha da primeira fase garantida, critério que vai definir as vantagens na final, o líder Brasiliense escala um time reserva para cumprir tabela na despedida da etapa inicial, neste sábado (21/03), às 16h, contra o lanterna e rebaixado Brazlândia, no Serejão, pela 14ª rodada. No treino de bolas paradas de ontem à tarde, o técnico Reinaldo Gueldini decidiu poupar 10 titulares para a estreia do Jacaré no quadrangular semifinal, contra o Gama, no Bezerrão, na próxima quarta-feira.
A saída dos três titulares pendurados (o meia Iranildo, o zagueiro Moacri e o volante Juninho), todos com dois cartões amarelos, já era esperada. No entanto, outros sete também ganham folga: o goleiro Guto, o zagueiro Aílson, o meia Adrianinho, o volante Coquinho, o atacante Ricardinho e os laterais Júlio César e Edinho. ;É oportunidade para todo mundo. Podemos terminar com a melhor campanha do Brasiliense;, lembra Gueldini, em alusão aos 31 pontos de 2007 e aos 30 do ano passado, nas mesmas 14 rodadas, mas em campeonatos por pontos corridos ; o Jacaré soma agora 30.
O único titular do expressinho amarelo será o centroavante Fábio Júnior, um dos goleadores da competição, todos empatados com cinco gols. ;Ele está brigando pela artilharia. Não é justo tirá-lo se os outros já jogaram contra o Brazlândia;, ressalta Gueldini. O camisa 7 nega que tenha pedido para enfrentar o saco de pancadas a fim de disparar na luta pela conquista individual. ;Fiquei muito tempo sem atuar. Quanto mais jogar melhor;, alega o ex-jogador do Cruzeiro e da Roma, da Itália.
Curiosamente, a escalação de Fábio Júnior repete situação de dois anos atrás. Na última rodada de 2007, com o título antecipado, Dimba e Warley quiseram jogar pelo mesmo motivo em um mistão do Brasiliense contra o rebaixado e lanterna Luziânia. O Jacaré acabou derrotado por 3 x 1 e nenhum dos dois atingiu o objetivo, pois Thiago Silva, então no Dom Pedro, defendeu a posição de máximo goleador.
Volta da China
A outra mudança do atual pentacampeão candango em relação à goleada por 4 x 1 sobre o Bandeirante, da terceirona local, em jogo-treino na quinta-feira, vem do outro lado do planeta. Depois de duas semanas na China, no Changchun Yatai, da primeira divisão, o meia Rodriguinho assume a vaga de Allann Delon, machucado no joelho. O jogador se reapresentou ontem e ainda enfrenta os efeitos da longa viagem de volta e as 12 horas de diferença no fuso horário. ;Os chineses querem ser mais espertos que os outros. Saí daqui com uma proposta e quando cheguei lá queriam que eu aceitasse outra coisa;, criticou Rodriguinho.
A folga dos titulares abre vaga para três dos quatro reforços recém-chegados: o zagueiro Cris (Bragantino), que ainda não estreou, e o volantes Ji-Paraná (Internacional) e Pedro Ayub (Brusque-SC), ambos jamais escalados desde o começo. ;É importante. Ainda mais porque o treinador não me conhece. E também para ganhar ritmo de jogo;, aposta Ji-Paraná, revelado pelo Internacional e com passagens pela Seleção Brasileira Sub-20.
O Brazlândia se despede da elite em estado terminal. O técnico Gilton Oliveira, quarto do time na competição, evita tocar no assunto, mas ameaça entregar o cargo antes do jogo se o presidente Moacir Ruthes exigir a escalação de três dos cinco reforços do futebol paranaense: o lateral-esquerdo Messi, o volante Leomar e o meia-direita Marabá. O lateral-direito Gaúcho e o volante Ferreira são os únicos garantidos.
Depois de duas derrotas magras por 1 x 0, para Legião e Dom Pedro, o comandante sonha com uma zebra no Serejão. ;Se possível, não perder. Se perder, de pouco como foi nesses dois últimos jogos. Não acredito em uma goleada;, garante Gilton. A única novidade será a volta de suspensão do volante Mateus na vaga de Bigu, dispensado depois de ofender o técnico ao ser substituído no domingo passado.
14ª RODADA
Neste sábado
16h Gama x Luziânia Bezerrão (Gama)
Brasiliense x Brazlândia Serejão (Taguatinga)
Amanhã
16h Ceilândia x Brasília Abadião (Ceilândia)
Dom Pedro x Legião Metropolitana (N. Bandeirante)