Principal favorito ao título, o espanhol Rafael Nadal segue com sua brilhante participação e confirmou sua presença em outra fase. Nesta sexta-feira, o número 1 do mundo derrotou o argentino Juan Martín del Potro por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/2, e avançou às semifinais do Masters Series de Indian Wells. Com a vitória, Nadal encara nas semifinais o norte-americano Andy Roddick, que massacrou anteriormente o sérvio Novak Djokovic por 6/3 e 6/2.
Nadal inciou a partida com uma vantagem de 3 x 0 nos confrontos frente ao argentino. Porém, no primeiro game, Del Potro colocou Nadal para correr no fundo de quadra e abriu 1 x 0 no set.
Entretanto, na sua segunda oportunidade no saque, o número 6 do mundo mostrou muita inconstância e cometeu dois erros logo nos quatro primeiros pontos. Em um erro não forçado, Del Potro deu de graça a Nadal a quebra de saque. A partir deste game, o argentino começou a sentir uma lesão no seu cotovelo direito e caiu muito de rendimento.
Depois de ser atendido por duas vezes pelo fisioterapeuta, o argentino foi quebrado mais uma vez e, com muita tranquilidade e explorando a limitação do adversário devido à dor, Nadal concretizou o 6 x 2.
Na segunda parcial, visivelmente afetado pela lesão no cotovelo, Del Potro encurtou seus golpes e facilitou a vida do espanhol. Nos dois primeiros games, Nadal apenas precisou responder o argentino para conquistar os pontos com facilidade e abrir grande vantagem.
Quando retornou ao saque, o sul-americano acabou sendo dominado por Nadal completamente. Entretanto, Del Potro mostrou forças para reagir e confirmar o serviço, impedindo um estrago maior logo na primeira parte do segundo set.
Regular durante toda a competição, Rafael Nadal apresentava a mesma competência que o levou ao topo do mundo nesta partida. Atuando com bolas em profundidade, que movimentava Del Potro durante toda a quadra, o espanhol conquistou outra quebra de vantagem e se aproximou da vitória.
Na primeira oportunidade que teve para fechar a partida, o espanhol mostrou muita ansiedade para decidir e acabou cometendo alguns erros não forçados. Del Potro, por outro lado, se aproveitou da situação e concretizou sua primeira quebra durante a partida.
A ansiedade demonstrada pelo número 1 do mundo mudou de lado no game seguinte. Com o saque na mão, Del Potro cometeu dois erros não forçados logo nos primeiros pontos. Mas, recuperado, o argentino reagiu e decretou o 40/40. Em um golpe de muita categoria, Nadal forçou o erro do adversário e conquistou o match-point. Entretanto, o sul-americano reverteu novamente a diferença e confirmou o saque com muito sofrimento.
Na segunda oportunidade para fechar a partida, Nadal foi impecável e novamente movimentou o argentino por toda quadra. Rapidamente, o espanhol aplicou 40/0 e, após uma passada errada de Del Potro, o melhor tenista do mundo garantiu sua vaga na semifinal.