Afastado do top 100 do ranking de entradas desde o início do mês, quando não defendeu o título do Challenger de Bogotá, Marcos Daniel cumpriu mais um passo para retornar ao seleto grupo nesta sexta-feira (20/3). Ao bater o espanhol Santiago Ventura por 6/4 e 6/2, o gaúcho chegou às semifinais em Marrakech, campanha que já deve lhe valer cinco posições na lista.
Batido por Daniel também no Challenger de Belo Horizonte, em 2007, Ventura chegou a dar um susto no brasileiro no primeiro set, em que com uma quebra de saque serviu em 3/2. No entanto, o número 126 do planeta permitiu a reação imediata do 114, que embalou e não teve mais dificuldades para garantir o triunfo.
Com o melhor resultado da temporada, o representante de Passo Fundo soma mais 40 pontos no ranking de entradas, ficando a exatos 70 de retornar ao grupo dos 100 melhores tenistas do mundo. Essa diferença, em todo caso, ainda pode diminuir dependendo de seu rendimento nesta sexta-feira, em que enfrentará o francês Alexandre Sidorenko.
Algoz do marroquinho Rabie Chaki por 6/4 e 7/6 (7-0), Sidorenko ocupa atualmente a 166ª posição da lista e bateu Daniel no único encontro já realizado - foi no saibro de Furth, em 2008. Se conseguir anotar uma vitória inédita sobre o rival, o brasileiro alcançará sua 16ª final de challenger da carreira e somará mais 25 pontos na ATP.