Sexta melhor equipe da Conferência Oeste, o Portland Trail Blazers esteve próximo de fazer o Cleveland Cavaliers conhecer a sua segunda derrota em casa na atual temporada da NBA. Entretanto, havia LeBron James para impedir a zebra. Se não conseguiu evitar a prorrogação, o astro se destacou com um triple-double e seis pontos nos últimos cinco minutos de jogo, que terminou com vitória dos mandantes por 97 a 92.
Depois de iniciarem o quarto período com uma desvantagem de oito pontos no placar (65 a 57), os Blazers reagiram e confirmaram o empate por 86 a 86 nos últimos três segundos do tempo regulamentar, com lances livres convertidos por Brandon Roy após falta de LeBron. Na sequência, o ala-armador ainda tentou levar os Cavs à vitória, mas errou arremesso no estouro do cronômetro.
Elevando o nível na prorrogação, o candidato a MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada regular marcou seis de seus 26 pontos nesse período, atingindo ainda dois dígitos em três fundamentos ao anotar 11 rebotes e dez assistências - foi seu 24º triple-double na carreira e o sétimo somente nesta edição da NBA.
"Foi um jogo feio, mas você tem de ganhar veio às vezes", disse o técnico dos Cavs, Mike Brown, que anotou sua 200ª vitória na carreira e viu sua equipe manter a liderança da liga com 55 triunfos, um a mais que o Los Angeles Lakers.
Marcada pela emoção, a partida desta quinta-feira ainda serviu para o estabelecimento de um recorde da franquia de Cleveland, já que apenas dois turnovers (perdas de posse de bola) foram cometidos. "Este é um bom basquete, fizemos um grande trabalho protejendo a bola, e é isso o que faz um time", disse LeBron, até discordando um pouco de seu comandante.
Único brasileiro em ação na rodada, Anderson Varejão mais uma vez saiu como titular dos Cavs e atuou por 31 minutos. Com aproveitamento ruim em arremessos (acertou três em oito tentativas), o ala-pivô garantiu oito pontos, sendo que nove rebotes completaram suas estatísticas.
Lakers também vencem: Outro time que jogou em casa nesta quinta a confirmar o favoritismo foi o Los Angeles Lakers. Em partida de grandes ataques, o time californiano aplicou 114 a 106 sobre o Golden State Warriors, recuperando-se da surpreendente derrota para o Philadelphia 76ers em sua última exibição pela NBA.
Ainda buscando a vantagem do mando de quadra em uma possível final da liga com o Cleveland Cavaliers, os Lakers seguiram na cola do rival na classificação ao ritmo de Pau Gasol e Kobe Bryant, responsáveis por 21 pontos - o pivô espanhol ainda se destacou com 14 rebotes.
Confira todos os resultados da NBA nesta quinta-feira (19/3):
Cleveland Cavaliers 97 x 92 Portland Trail Blazers
Los Angeles Lakers 114 x 106 Golden State Warriors
Atlanta Hawks 95 x 87 Dallas Mavericks