Após superar com sucesso os dois últimos difíceis desafios que teve fora de casa, contra o Pitágoras-Minas e o Flamengo, o Universo BRB volta a ação hoje, às 20h, para mais uma partida crucial no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Defendendo a invencibilidade em casa, o time do técnico Lula Ferreira recebe, no Ginásio da Asceb (904 Sul), o Joinville em confronto válido pela 14ª rodada da competição e que definirá o líder do campeonato. As duas equipes têm exatamente o mesmo retrospecto na competição (10 vitórias e duas derrotas) e dividem o topo da tabela. ;A responsabilidade é toda nossa e vamos tentar não estragar o bom trabalho que fizemos fora de casa nos últimos dois jogos;, declarou Lula.
O principal momento do Universo no Campeonato Brasileiro até aqui aconteceu no domingo, na vitória diante do Flamengo. Os rubro-negros vinham de seis vitórias seguidas sobre os candangos e uma nova queda diante deles certamente deixaria um trauma ainda maior.
Entretanto, mesmo estando em pleno território inimigo do Maracanãzinho e enfrentando um time que vinha embalado pela conquista da Liga Sul-Americana, o Universo soube conter a ansiedade e quebrou a escrita com uma vitória por 82 x 78. Naquele jogo, nenhuma estrela brilhou mais do que a do armador Valtinho, que espera voltar a fazer uma boa partida hoje, contra os catarinenses.
Nascido em 31 de janeiro de 1977, o paulista Valter Apolinário da Silva, 1,85m, natural de Rio Claro, é o que se pode se chamar de um camarada ;sangue bom;. Sempre bem-humorado fora de quadra e extremamente competente quando a bola sobe para valer, o armador é uma das principais peças do Universo e arma a equipe dentro de quadra com muita eficiência.
Contra o Flamengo, ele marcou incríveis 32 pontos. Acertou 17 dos 18 lances livres que arremessou, encaixou três das seis bolas de três pontos que tentou e completou sua atuação com três recuperações e duas assistências. Valtinho terminou a partida como o maior destaque do jogo, com um total de 33 no quesito eficiência (a soma dos pontos, rebotes, bloqueios, recuperações e assistências, diminuída do total de arremessos errados e número de erros). O segundo melhor jogador do confronto foi o ala Marcelinho, do Flamengo, com 27 de eficiência.
;Em todo jogo sempre tento ajudar o time ao máximo. Esse jogo contra o Flamengo foi atípico, porque eu não sou de fazer tantos pontos assim. Mas ali estava muito solto, acertando as bolas e deu tudo certo;, comemorou Valtinho. ;Estava correndo muito e tentei aproveitar o bom momento para fazer coisas que geralmente não faço, que são muitos pontos;, completou o armador. Ele, porém, não se recorda de uma partida em que tivesse convertido tantos lances livres. ;Faz tempo que não chuto 18 bolas em um único jogo. Mas eu estava batendo muito para dentro e sofri muitas faltas por conta disso;, explicou.
Casado e pai de um filho, André, de 14 anos, e com um novo herdeiro a caminho (Matheus deve nascer em julho), Valtinho vive seu melhor momento no Universo. Completamente recuperado de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, feita no segundo semestre de 2008 e que o tirou das quadras por cinco meses e meio, ele hoje está cada vez mais confiante em seu potencial. Um dos principais jogadores na conquista da Liga das Américas, em fevereiro, o armador compõe, ao lado de Alex e Arthur, a espinha dorsal do time candango nesta temporada.
Caçula de uma família de sete irmãos, foi o único de seu clã que seguiu a carreira esportiva. ;Por ser o caçula, todo mundo me ajudou muito e me ajuda até hoje;, agradeceu, referindo-se aos irmãos. ;Foram eles que me deram a chance de virar jogador;, completou.
Mas hoje, a família já se orgulha de ter mais um representante no mundo das cestas, que, tendo Valtinho como espelho, resolveu seguir os passos do jogador. O sobrinho Erik, filho da irmã Vera, que já passou pelo Universo, e é o armador de Limeira, equipe que está na sexta posição entre os 15 times que disputam o Campeonato Brasileiro.
Joinville
Comandado pelo técnico Alberto Bial (irmão do jornalista Pedro Bial), o Joinville desembarca em Brasília com pretensões de estragar a festa dos candangos. ;Será outro grande desafio, mais um jogo emocionante neste campeonato tão equilibrado, pois o Universo vem atuando muito bem;, declarou Bial. ;Eles têm um time muito qualificado, com jogadores que já atuaram na Europa e na NBA. Isso fora o Lula, que é um técnico maravilhoso. Temos de continuar colocando em prática os mesmos conceitos defensivos e ofensivos que apresentamos até agora, sem nos acomodar;, orientou.
O Joinville, entretanto, estará desfalcado de seu principal pontuador. O armador Manteiguinha, com dores na coluna, não viajou. ;Certamente vai fazer muita falta. Mas vamos tentar adequar o grupo, como fizemos outras vezes, para fazer um bom jogo;, resignou-se Bial.
CAMPEONATO BRASILEIRO
14ª RODADA
Hoje
Universo BRB x Joinville
Horário: 20h
Local: Ginásio da Asceb (904 Sul)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)