Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Universo/BRB conta com o talento de Valtinho para vencer o Joinville

;

Após superar com sucesso os dois últimos difíceis desafios que teve fora de casa, contra o Pitágoras-Minas e o Flamengo, o Universo BRB volta a ação nesta quarta-feira, às 20h, para mais uma partida crucial no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Defendendo a invencibilidade em casa, o time do técnico Lula Ferreira recebe, no Ginásio da Asceb (904 Sul), o Joinville em confronto válido pela 14; rodada da competição e que definirá o líder do campeonato.

As duas equipes têm exatamente o mesmo retrospecto na competição (10 vitórias e duas derrotas) e dividem o topo da tabela. "A responsabilidade é toda nossa e vamos tentar não estragar o bom trabalho que fizemos fora de casa nos últimos dois jogos", declarou Lula.

O principal momento do Universo no Campeonato Brasileiro até aqui aconteceu no domingo, na vitória diante do Flamengo. Os rubro-negros vinham de seis vitórias seguidas sobre os candangos e uma nova queda diante deles certamente deixaria um trauma ainda maior.

Entretanto, mesmo estando em pleno território inimigo do Maracanãzinho e enfrentando um time que vinha embalado pela conquista da Liga Sul-Americana, o Universo soube conter a ansiedade e quebrou a escrita com uma vitória por 82 x 78. Naquele jogo, nenhuma estrela brilhou mais do a que armador Valtinho, que espera voltar a fazer uma boa partida hoje, contra os catarinenses.

Nascido em 31 de janeiro de 1977, o paulista Valter Apolinário da Silva, 1,85m, natural de Rio Claro, é o que se pode se chamar de um camarada "sangue bom". Sempre bem-humorado fora de quadra e extremamente competente quando a bola sobe para valer, o armador é uma das principais peças do Universo e literalmente arma a equipe dentro de quadra com muita eficiência.

Contra o Flamengo, ele marcou incríveis 32 pontos. Acertou 17 dos 18 lances livres que arremessou, encaixou três das seis bolas de três pontos que tentou e completou sua atuação com três recuperações e duas assistências. Valtinho terminou a partida como o maior destaque do jogo, com um total de 33 no quesito eficiência (a soma dos pontos, rebotes, bloqueios, recuperações e assistências, diminuída do total de arremessos errados e número de erros). O segundo melhor jogador do confronto foi o ala Marcelinho, do Flamengo, com 27 de eficiência.

"Em todo jogo sempre tento ajudar o time ao máximo. Esse jogo contra o Flamengo foi atípico, porque eu não sou de fazer tantos pontos assim. Mas ali estava muito solto, acertando as bolas e deu tudo certo", comemorou Valtinho. "Estava correndo muito e tentei aproveitar o bom momento para fazer coisas que geralmente não faço, que são muitos pontos", completou o armador. Ele, porém, não se recorda de uma partida em que tivesse convertido tantos lances livres. "Faz tempo que não chuto 18 bolas em um único jogo. Mas eu estava batendo muito para dentro e sofri muitas faltas por conta disso", explicou.

Casado e pai de um filho, André, de 14 anos, e com um novo herdeiro a caminho (Matheus deve nascer em julho), Valtinho vive seu melhor momento no Universo. Completamente recuperado de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, feita no segundo semestre de 2008 e que o tirou das quadras por cinco meses e meio, ele hoje está cada vez mais confiante em seu potencial. Um dos principais jogadores na conquista da Liga das Américas, em fevereiro, o armador compõe, ao lado de Alex e Arthur, a espinha dorsal do time candango nesta temporada.

Caçula de uma família de sete irmãos, foi o único de seu clã que seguiu a carreira esportiva. "Por ser o caçula, todo mundo me ajudou muito e me ajuda até hoje", agradeceu, referindo-se aos irmãos. "Foram eles que me deram a chance de virar jogador", completou.

Mas hoje, a família já se orgulha de ter mais um representante no mundo das cestas, que, tendo Valtinho como espelho, resolveu seguir os passos do jogador. O sobrinho Erik, filho da irmã Vera, que já passou pelo Universo, e é o armador de Limeira, equipe que está na sexta posição entre os 15 times que disputam o Campeonato Brasileiro.

Joinville

Comandado pelo técnico Alberto Bial (irmão do jornalista Pedro Bial), o Joinville desembarca em Brasília com pretensões de estragar a festa dos candangos. "Será outro grande desafio, mais um jogo emocionante neste campeonato tão equilibrado, pois o Universo vem atuando muito bem", declarou Bial. "Eles têm um time muito qualificado, com jogadores que já atuaram na Europa e na NBA. Isso fora o Lula, que é um técnico maravilhoso. Temos de continuar colocando em prática os mesmos conceitos defensivos e ofensivos que apresentamos até agora, sem nos acomodar", orientou.

O Joinville, entretanto, estará desfalcado de seu principal pontuador. O armador Manteiguinha, com dores na coluna, não viajou. "Certamente vai fazer muita falta. Mas vamos tentar adequar o grupo, como fizemos outras vezes, para fazer um bom jogo", resignou-se Bial.

CAMPEONATO BRASILEIRO - 14; RODADA

Universo BRB x Joinville
Horário: 20h
Local: Ginásio da Asceb (904 Sul)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada)