A Federação Iraniana de Esqui anunciou nesta terça-feira que o país terá uma representante feminina na disputa dos Jogos de Inverno de Vancouver (Canadá), em 2010. Esta será a primeira vez que uma mulher participará da competição desde a Revolução Islâmica de 1979.
A atleta Fatemeh Kiadarbandsari e as irmãs Mitra e Marjan Kalhor são as finalistas para a única vaga no torneio. Entretanto, apesar da importante conquista, elas ainda não terão a liberdade para usar vestimentas esportivas e serão obrigadas a usar 'vestidos tradicionais islâmicos' no campeonato. A favorita para ganhar a vaga é Kiadarbandsari, que esteve presente na última Copa do Mundo da modalidade, realizada na França, em 2008.
Porém, engana-se quem pensa que os iranianos são inexperiente neste esporte. Desde 1956 o Irã manda competidores masculinos aos Jogos de Inverno, e a modalidade é uma das preferidas do país, já que a temporada de esqui dura sete meses. Nas Olimpíadas de Pequim, a delegação teve três mulheres em um total de 53 atletas, e a jovem Homa Hosseini, de 19 anos, foi a escolhida para carregar a bandeira nacional, durante a cerimônia de abertura.