O clima na Gávea não é dos melhores. A eliminação na Taça Guanabara, o fato de a equipe não estar conseguindo jogar bem, os atrasos salariais, a cobrança por parte da torcida e da imprensa e o recente tropeço para o lanterna Tigres do Brasil, empate por 1 x 1 no último sábado, são fatores que estão fazendo do Flamengo um verdadeiro caldeirão, perto de explodir a qualquer momento.
Diante deste cenário, o técnico Cuca e os jogadores estão se apegando ao que vem dando certo recentemente para melhorar o ambiente na semana do clássico contra o Vasco, marcado para este domingo, às 18 horas (de Brasília), no Maracanã, pela quarta rodada da Taça Rio, segundo turno do Estadual.
Cuca, por exemplo, vem lembrando que o desempenho do Flamengo no Campeonato Carioca pode ser considerado muito bom, já que o time é o primeiro colocado na classificação geral, que leva em consideração o somatório dos dois turnos, com 24 pontos, dois a mais que o segundo colocado Botafogo.
"Passei para os jogadores que o time que mais fez pontos no campeonato é o Flamengo. Ah, mas ele não está jogando bem? Mas fez partidas boas. Porém, não podemos levar em consideração apenas o jogo contra o Tigres, pois perdemos um pênalti no início por exemplo. Antes goleamos o Duque de Caxias. Claro que não estou dizendo que está tudo maravilhoso, mas se ganharmos o clássico viramos o líder incontestável e todos esquecerão o tropeço da rodada passada", comentou Cuca.
O treinador garante que não tem dúvidas de que o Flamengo ainda vai lutar pelo título estadual. Para isso será preciso vencer a Taça Rio e depois superar o Botafogo, finalista garantido por ser campeão da Taça Guanabara. "O time do Flamengo é muito bom, vai estourar na hora certa e não tenho nenhuma dúvida disso. Falta pouco mais de um mês para o fim do campeonato e está chegando a nossa hora na competição", avisou Cuca.
Os jogadores concordam com o treinador e planejam uma vitória no clássico para que o ambiente mude de vez e o Rubro-Negro possa arrancar rumo ao título. "Temos plena consciência do que representa esse clássico para o Flamengo e seus torcedores. Sabemos das consequências que a nossa atuação terá neste compromisso", garantiu o meia Willians.
"Se nós deixarmos o Maracanã derrotados, o mundo vai cair aqui na Gávea e as cobranças serão ainda maiores. Porém, em caso de vitória, fica tudo maravilhoso e ganhamos mais dias de tranquilidade para garantirmos logo a classificação rumo as semifinais da Taça Rio", completou.
Nesta terça-feira pela manhã Cuca comandou um trabalho tático na Gávea, com os atletas realizando um treino de dois toques. A definição da equipe acontecerá apenas no coletivo de quinta-feira, mas é certo que o meia Ibson, que cumpriu suspensão contra o Tigres do Brasil por causa de sua expulsão contra o Duque de Caxias, vai reaparecer, provavelmente na vaga de Kléberson.
O treinador rubro-negro só adiantou não planeja fazer grandes alterações. "Não vamos fazer grandes alterações na estrutura do time, pois sabemos que estamos no caminho certo e tenho convicção de que não estou escalando mal o time", concluiu Cuca.