Uma adaptação do sistema de medalhas proposto por Bernie Ecclestone valerá para decidir o título da Fórmula 1 em 2009. Mesmo que a proposta 'olímpica' não tenha sido totalmente acatada pelo Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nesta terça-feira (17/03), ficou definido que, como o chefão comercial da categoria queria, o campeão desta temporada será o piloto com o maior número de vitórias.
No encontro, realizado nesta terça-feira em Paris, na França, a sugestão favorita para o novo regulamento, que incluía uma mudança na pontuação apoiada pela FOTA (Associação de Times da F-1), acabou rejeitada pelo conselho. Assim, ainda que as medalhas de Ecclestone não sejam utilizadas, o britânico saiu como o grande 'vencedor' da votação, já que conseguiu valorizar os triunfos.
O conselho ainda definiu que, caso dois pilotos colecionem o mesmo número de vitórias durante o campeonato, o título será dado àquele que somou mais pontos, que continuam a ser distribuídos como no ano passado - são 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1 para os oito mais bem colocados de cada corrida. Esse sistema também apontará as colocações dos demais pilotos do Mundial, do segundo ao último lugar.
Para a disputa entre os construdores, o conselho da FIA definiu que o regulamento continuará o mesmo, sendo que a melhor equipe de 2009 será a líder da tabela de pontuação ao fim do Grande Prêmio de Abu Dhabi.