Líder isolado do Campeonato Paulista com 33 pontos, o Palmeiras entrará em campo nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília), para encarar o Noroeste, no Palestra Itália, em jogo atrasado da 5ª rodada da competição, com um único pensamento na cabeça: recuperar a 'gordura' que acumulou nas rodadas iniciais do torneio e que acabou sendo queimada nos empates contra Corinthians e Ituano.
Depois de voltar a vencer na competição sábado, diante do Barueri, os jogadores recuperaram a confiança e acreditam ser possível abrir novamente seis pontos de distância do segundo colocado na tabela, o Corinthians, que soma 30.
"Estamos bem próximos da classificação e é importante mantermos essa vantagem para também não perdermos o foco na decisão da Libertadores", avisou o meia Cleiton Xavier, deixando clara a preocupação do elenco com a competição continental, na qual é lanterna de seu grupo, com duas derrotas.
O volante Pierre, que comemorou sua 105ª partida pelo clube fechando o placar de 3 x 0 sobre o Barueri, concordou com o camisa dez. "Temos a possibilidade de aumentar essa vantagem sobre os adversários. Desde o início do campeonato, o projeto de todos era criar uma gordura", lembrou, com propriedade e a companhia de Diego Souza.
"O importante é saber o que a gente tem que fazer em campo, pois, normalmente, os adversários vêm ao Parque Antártica para jogar nos nossos erros. Temos que repetir o que fizemos no último jogo (contra o Barueri): ter paciência e não dar a bola de presente para o time deles, pois o fundamental é não sofrer gols".
Ainda sem poder contar com o goleiro Marcos e com o zagueiro Edmilson, entregues ao departamento médico, o técnico Wanderley Luxemburgo deverá manter o time no esquema 4-4-2, utilizado na vitória do último sábado. Mas evitou qualquer tipo de confirmação.
"A mudança foi boa, mas não quer dizer que será efetivada. Gosto de jogar no 4-4-2 com muita movimentação. Os jogadores entenderam estou satisfeito com o time, pois estamos no caminho certo", comentou o treinador, que foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paulista na noite de segunda-feira e escapou de uma pesada punição, sendo apenas multado em R$ 5 mil.
Se Luxemburgo não poderá contar com dois jogadores de defesa, ao menos terá o lateral-direito Fabinho Capixaba, punido com um jogo de suspensão pelo TJD, já cumprido. O Noroeste, por outro lado, terá problemas no ataque. Viola, com dores na coxa esquerda, ficará dez dias afastado e cederá seu lugar para Léo Mineiro.
Na defesa, o lateral-direito Éder, ex-São Paulo, expulso na vitória por 3 x 1 sobre o Botafogo, terá de cumprir suspensão automática e será substituído por Max Carrasco.
Depois de somar duas vitórias consecutivas diante de Ponte Preta e Botafogo, o time de Bauru, invicto há quatro jogos, pretende deixar o Palestra Itália ao menos com um ponto. Artilheiro do time com quatro gols, o atacante Marinho deu a dica:
"O clima para trabalhar depois de vitórias é bem melhor e, aos poucos, vamos tirando o Noroeste desta posição incômoda e colocando onde o time merece estar".
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS X NOROESTE
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 17 de março de 2009 (terça-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Milton Etsuo Ballerini
Assistentes: Hilton Francisco de Melo e Edvânio Ferreira Duarte
PALMEIRAS: Bruno; Fabinho Capixaba, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Sandro Silva, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Willians e Keirrison
Técnico: Wanderley Luxemburgo
NOROESTE: Fernando Vizotto; Max Carrasco, Márcio Alemão, Anderson e George; Júlio Bastos, Bilu, Gilsinho e Bruno César; Marinho e Léo Mineiro
Técnico: Fahel Júnior