O Atlético-MG recebeu uma homenagem inusitada nesta segunda-feira. Uma nova espécie de abelha foi batizada com o nome do time. A Eulaema atleticana é nativa da mata atlântica brasileira e foi descoberta pelo biólogo mineiro André Nemésio, pós-doutorando da Universidade Federal de Minas Gerais, que resolveu homenagear seu clube do coração.
"A ideia da homenagem era antiga. Só que todas as abelhas novas que surgiam não tinham a coloração adequada. Quando surgiu esta, preta com finas listras amareladas, pensei: 'É agora ou nunca'", explicou o fanático cientista, em entrevista ao jornal Estado de Minas.
Nesta entrevista, Nemésio falou também da importância desta abelha para marcar o Atlético-MG na história. "Daqui a mil anos, mesmo que não exista mais futebol, sempre que alguém se deparar com o nome dessa abelha na literatura especializada e quiser saber a origem do nome, encontrará a história do Galo", comemorou.
O nome foi registrado nesta segunda-feira, quando a revista científica neozelandesa Zootaxa publicou a descoberta da nova espécie - pelas regras internacionais, o nome só é reconhecido depois de ser publicado por uma revista especializada.