A Fórmula 1 pode ter seu sistema de pontuação modificado já para o GP da Austrália, no dia 29 deste mês. Nesta terça-feira, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fará uma reunião para votar propostas de modificações no regulamento da categoria - e uma nova escala de pontos estará na pauta.
O novo sistema proposto pelas equipes, chamado de 12-9-7-5-4-3-2-1, tem como objetivo valorizar as vitórias. A ideia é atribuir 12 pontos ao ganhador, nove ao segundo colocado sete para o terceiro, cinco para o quarto, e assim sucessivamente, até o oitavo, que levaria um ponto.
Na prática, a diferença de pontuação entre primeiro e segundo subiria de dois para três pontos - atualmente, o sistema utilizado é o 10-8-6-5-4-3-2-1.
A associação das equipes (Fota) já aprovou de forma unânime o projeto, e quer sua introdução imediata. Caso aconteça, a mudança no sistema de pontuação será a segunda em pouco mais de seis anos. Antes do início da temporada de 2003, a FIA trocou o sistema 10-6-4-3-2-1 pelo atual, contemplando o sétimo e o oitavo colocado com pontos.