O Atlético-MG venceu o Guarani, em Divinópolis, pelo placar de 1 a 0 e chegou a 20 pontos no Campeonato Mineiro. É a mesma pontuação do Cruzeiro, líder pelo saldo de gols, que joga neste domingo. O Bugre também fica de olho nos resultados de domingo, pois uma vitória do Social sobre o Ituiutaba o rebaixa para o Módulo II.
O técnico Emerson Leão surpreendeu na escalação e colocou Pedro Paulo, azarão na disputa pela camisa 10. Teoricamente, o time deveria ganhar em velocidade e jogar pelas pontas, mas não foi bem isso o que aconteceu. As melhores jogadas saíam quando os jogadores conseguiam trocar passes com inteligência e velocidade.
Foi exatamente assim que o Galo chegou a seu primeiro gol. Aos 14 minutos, o lateral-direito Marcos Rocha foi para a intermediária, pelo meio, e deu bom passe para Carlos Alberto, que abria pela direita da área. O volante cruzou rasteiro para o meio da área, onde o artilheiro Diego Tardelli recebeu e tocou para o gol vazio.
O gol aumentou o desespero do Guarani, que estava claramente tenso em campo. Com isto, a zaga vacilava, dando chances. Aos 20 minutos, Éder Luís chegou na cara do goleiro e bateu cruzado, mas pegou mal e a bola foi para fora.
O time da casa tentava se lançar ao ataque e chegou a ter uma boa chance de gol. Aos 25 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Roger desviou no primeiro pau e o goleiro Juninho defendeu no reflexo, rebatendo a bola para fora da área.
O Atlético, que fez um primeiro tempo apenas regular, sem brilho, ainda criou mais uma chance antes de descer para o vestiário. Novamente com a troca rápida de passes e com um lateral entrando pelo meio, Éder Luís pôs Júnior na cara do gol, mas a bola caiu em seu pé direito e o chute foi por cima.
No segundo tempo, Leão pôs Trípodi e Renan Oliveira em campo no lugar de Márcio Araújo e Pedro Paulo. Inicialmente, as alterações fizeram o Galo ficar mais ofensivo, criando boas chances de gol.
A primeira delas foi com Diego Tardelli. O artilheiro do time na temporada chegou cara a cara com o goleiro Fábio, mas tentou driblá-lo e acabou desarmado. Pouco depois, Trípodi bateu firme da entrada da área, obrigando o goleiro do Guarani a fazer mais uma boa defesa.
O Atlético foi se acomodando em campo com a vantagem no placar e passou a atacar com menos ímpeto, por vezes exagerando no capricho. A equipe de Divinópolis aproveitou para dar seus sustos. Aos 24, Gustavo acertou um chutaço de longe e Juninho fez boa defesa. Aos 28, Bruno Chocolate deu um drible da vaca em Welton Felipe e penetrou a área livre, mas Juninho, atento, defendeu firme a finalização.
O Galo sentiu o golpe e passou a jogar com mais seriedade, buscando o segundo gol. Aos 29, Carlos Alberto passou pelo goleiro, mas o zagueiro Lúcio conseguiu evitar o gol. Pouco depois, Renan Oliveira bateu firme de fora da área e Fábio fez mais uma boa defesa.
O Guarani tentava crescer no jogo e atacar como fosse possível, mas o Atlético era superior e conseguia se impor. Antes do fim da partida, Fábio ainda fez mais boas defesas para evitar o segundo gol, a melhor delas num chute de fora da área de Éder Luís.
Na próxima rodada, o Guarani vai a Coronel Fabriciano enfrentar o Social. Já o Atlético faz seu último jogo em casa desta primeira fase. No Mineirão, o Galo faz o tradicional duelo contra o Villa Nova.
FICHA TÉCNICA
GUARANI DE DIVINÓPOLIS 0 X 1 ATLÉTICO-MG
Local: Waldemar Teixeira de Faria - Farião, em Divinópolis (MG)
Data: 14 de março de 2009, sábado
Árbitro: André Luis Lopes
Assitentes: Márcio Eustáquio Santiago e Celso Luiz da Silva
Gol: Diego Tardelli, aos 14 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Lúcio, Neguinho, Cafu, Hgamenon (Guarani); Marcos Rocha, Welton Felipe, Renan (Atlético)
GUARANI: Fábio; Roger, Cafu e Lúcio; Neguinho (Ernani), Gustavo, Diego Paulista (Pedrinho), Hgamenon e Joel Valim; Fernando Roberto (Danilo Lins) e Bruno Chocolate
Técnico: Wantuil Rodrigues
ATLÉTICO-MG: Juninho; Marcos Rocha (Werley), Leandro Almeida, Welton Felipe e Júnior; Renan, Márcio Araújo (Trípodi) e Carlos Alberto; Pedro Paulo (Renan Oliveira), Éder Luís e Diego Tardelli
Técnico: Emerson Leão