O Flamengo empatou com o Tigres do Brasil por 1 a 1 em partida disputada na tarde deste sábado, no Maracanã, e válida pela terceira rodada da Taça Rio. Com o resultado, o time rubro-negro assumiu a liderança do Grupo A da competição com sete pontos ganhos, enquanto o Tigres, que conseguiu seu primeiro resultado expressivo diante de um clube grande na competição, é o quinto colocado no Grupo A com apenas um ponto ganho.
O Flamengo fez uma péssima partida e ainda contou com falhas decisivas de jogadores importantes. Léo Moura desperdiçou um pênalti quando o jogo estava empatado sem gols e o goleiro Bruno falhou de forma clamorosa no gol do Tigres. A torcida vaiou muito os jogadores e, principalmente, o técnico Cuca que manteve seus dois cabeças-de-área o tempo inteiro quando se esperava que ele tornasse o Flamengo mais ofensivo.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Vasco no Maracanã, enquanto o Tigres receberá o Boavista em Xerém.
O jogo
O Flamengo começou a partida no ataque e logo aos dois minutos a zaga do Tigres teve que se virar para afastar o perigo da sua área após cobrança de escanteio. Aos quatro minutos, o lateral Juan entrou na área e foi atropelado por Zé Carlos. Leonardo Moura foi para a cobrança e chutou por cima do travessão, desperdiçando a primeira grande chance de o Flamengo sair na frente.
O lance não abateu a equipe rubro-negra que seguiu pressionando em busca do gol. Aos sete minutos, Kléberson deu ótimo passe para Josiel que chutou errado e colocou a bola para fora.
O Tigres só chegou na área rubro-negra aos oito minutos em cobrança de falta de Osiel que o goleiro Bruno defendeu sem qualquer dificuldade. O Flamengo seguiu tocando a bola sem ser perturbado e aos 12 minutos foi a vez de Kléberson concluir mal depois de uma bola passada por Josiel dentro da área.
Aos 20 minutos começou a chover no Maracanã e aos 26, o Tigres, que pouco ameçava, marcou o primeiro gol. Um chute de longa distância de Clayton encontrou o goleiro Bruno desatento. Ele falhou ao tentar amortecer a bola que sobrou para Leandro Chaves empurrar para as redes.
A torcida do Flamengo se irritou, pediu raça ao time, mas o gol do empate só foi sair aos 41 minutos através de Josiel que subiu entre os zagueiros, após cobrança de escanteio efetuado por Juan. Nos minutos finais, o Flamengo ainda pressionou, mas a defesa do Tigres não permitiu que o resultado fosse alterado.
Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo.
E o Flamengo, apesar de jogar com lentidão, seguia controlando as ações. O primeiro chute a gol foi dado por Everton Silva de fora da área, mas o goleiro Marcos Paulo defendeu sem qualquer problemas. Aos seis minutos, o Tigres trocou passes sem ser incomodado e Denis bateu de fora da área obrigando Bruno a se fazer grande esforço para espalmar a bola para escanteio.
Aos oito minutos, Kléberson cruzou da esquerda, Éverton Silva pegou de primeira e o goleiro Marcos Paulo defendeu bem. Aos 12 minutos, Willians deu uma cotovelada no rosto de Leão na frente do árbitro que fingiu nada ter visto.
Insatisfeito com o rendimento da equipe e pressionado pelas vaias da torcida, o técnico Cuca trocou o lateral Éverton Silva pelo atacante Obina, voltando Leonardo Moura para a sua posição original.
Depois de alguns ataques sem efeito prático, o Flamengo conseguiu animar sua torcida numa conclusão de Zé Roberto que passou muito perto do gol do Tigres. Na sua última tentativa de fazer a equipe chegar à vitória, o treinador rubro-negro tirou o atacante Josiel e lançou o meia Maxi Biancuchi. O atacante saiu vaiado por parte da torcida.
Aos 38 minutos, quase o Tigres desempata quando Sorato foi lançado livre na área, mas o zagueiro Welintos conseguiu desviar a conclusão do veterano atacante para escanteio.
Aos 41 minutos, o volante Willians tentou uma jogada individual penetrando pelo lado direito da área, mas a conclusão foi muito ruim. Ao 44 minutos, o goleiro Marcos Paulo fez uma defesa sensacional numa conclusão de Maxi dentro da pequena área.
Aos 46 minutos, o Tigres teve uma chance de desempatar mas o goleiro Bruno fez uma boa defesa. No último lance da partida, o atacante Obina conseguiu rebater para seu próprio campo, de cabeça, uma bola que tinha sido endereçada para o ataque. A torcida vaiou muito o time e o treinador Cuca.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 1 TIGRES DO BRASIL
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de março de 2009, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Ediney Mascarenhas (RJ) e Gilberto Pereira (RJ)
Cartão Amarelo: Kléberson(F); Gilcimar, Pedrão(T)
Gols: FLAMENGO: Josiel aos 41 minutos do primeiro tempo TIGRES: Leandro Chaves aos 26 minutos do primeiro tempo
FLAMENGO: Bruno, Everton Silva(Obina), Fábio Luciano, Welinton e Juan; Aírton, Willians, Leonardo Moura e Kléberson(Fierro); Zé Roberto e Josiel(Maxi)
Técnico: Cuca
TIGRES: Marcos Paulo, Oziel, Pedrão, Zé Carlos e Tobias; Leon, Jaílson, Denis(Fábio) e Clayton(Sorato); Leandro Chaves e Gilcimar(Joaélton)
Técnico: João Carlos Costa