O elenco do Palmeiras está em estado de alerta: três tropeços seguidos obrigam a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo a pensar somente na vitória neste sábado, às 16 horas, diante do Barueri, no Parque Antártica, para evitar um clima de instabilidade do clube no Campeonato Paulista.
Após o empate de quarta-feira contra o Ituano, fora de casa, o Palmeiras viu o Corinthians se aproximar na classificação do Estadual. Ainda com um jogo a menos, a vantagem do Palmeiras na liderança é um ponto (30 a 29). Em busca da reabilitação, Luxemburgo volta a escalar a formação máxima disponível, já que vários titulares acabaram poupados em Itu.
"Três jogos sem vitória sempre é motivo de crise quando se defende um clube grande como o Palmeiras", define o goleiro Bruno, obviamente exagerando sobre a repercussão dos resultados negativos. "Mas aqui o ambiente é tranquilo. Temos totais condições de espantar essa coisa de crise", completa.
Sem muito tempo para treinar, o Palmeiras aposta em reuniões para minimizar os erros dos últimos tropeços, sobretudo no sistema defensivo. "Vamos arrumando nas conversas. Contra o Colo Colo, deu tudo errado, mas acho que melhoramos nas partidas seguintes contra Corinthians e Ituano", opina Bruno.
O encontro na capital paulista traz a perspectiva de muitos gols. Do lado do Palmeiras, o destaque é Keirrison, artilheiro do Campeonato Paulista com nove gols. No Barueri, as esperanças ofensivas ficam concentradas em Pedrão, que balançou as redes oito vezes no Estadual.
"A qualidade dos dois atacantes é indiscutível, mas a nossa torcida é para que o Keirrison continue na frente nesta disputa da artilharia", diz Bruno, que irá reencontrar uma série de amigos do lado do Barueri.
"Atuei no Palmeiras com o Daniel Marques e o Thiago Humberto nas categorias de base, com o Márcio Careca em 2006. Sei que o Basílio e o Flávio também passaram por aqui", emenda o arqueiro, esquecendo de citar outros ex-companheiros, como o lateral-direito Bruninho e o atacante Luís.
Embora volte a atuar com os titulares, o Palmeiras amarga a ausência de dois pentacampeões: o goleiro Marcos e o zagueiro Edmilson estão vetados devido a contusões musculares. Já o reserva Wendel levou o terceiro cartão amarelo e fica fora do banco.
No Barueri, a conquista de uma surpresa no Palestra Itália fortaleceria a equipe no sonho de brigar pela vaga nas semifinais do Campeonato Paulista. O clube está em sétimo lugar na competição, com 22 pontos.
"Este jogo é determinante para nós. Se ganharmos, nós entramos de vez na briga para ficar entre os quatro melhores. Se perdermos, ficamos numa situação complicada para alcançar este objetivo", confirma o técnico Estevam Soares.
Porém, o Barueri está ciente das dificuldades de enfrentar o Palmeiras, um dos invictos do Paulistão. "Nosso adversário é uma bela equipe, não é por acaso que lidera o campeonato e está invicto. Será um belo teste para as nossas pretensões e vamos buscar a vitória", promete Estevam Soares.
No Palestra Itália, o Barueri entra em campo com apenas uma alteração em relação ao jogo contra o Bragantino: o zagueiro Leandro Castán está suspenso. Para a vaga na defesa, Diego e João Leonardo são as alternativas de Estevam Soares.
FICHA TÉCNICA - PALMEIRAS x BARUERI
Local: Estádio Parque Antártica, em São Paulo (SP)
Data: 14 de março, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filhos
Assistentes: Vicente Romano Neto e Giovani Cesar Canzian
PALMEIRAS: Bruno; Maurício Ramos, Marcão e Danilo; Fabinho Capixaba, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero; Willians e Keirrison
Técnico: Wanderley Luxemburgo.
BARUERI: Renê; Bruninho, Daniel Marques, Diego (João Leonardo) e Márcio Careca; Ralf, Flávio, Everton e Thiago Humberto; Basílio e Pedrão
Técnico: Estevam Soares.