A maior surpresa da última fase da Copa da Uefa começa as quartas-de-final às 16h30 (de Brasília) desta quarta-feira como um dos principais candidatos ao título da segunda maior competição da Europa. Após eliminar o Milan com um empate por 2 x 2 no San Siro, o Werder Bremen recebe o Saint-Etienne no Weserstadion.
Cotados como zebra em seu último jogo pelo torneio, os alemães ainda desfrutam os elogios dos feitos na Itália. O sucesso diante do maior favorito para a Uefa aliviou as críticas pela fraca campanha no Campeonato Alemão e o título europeu é prioridade para evitar contestações na temporada. Por isso, a ordem é aproveitar o bom momento.
"Nossa motivação é muito grande. Eliminamos uma equipe grandiosa, que com certeza iria brigar pelo título. Acabamos surpreendendo e ganhamos mais confiança. Nossa equipe tem bastante qualidade e agora ganha mais força para nas próximas rodadas brigar pelo título", avaliou o zagueiro Naldo.
Além do zagueiro, outro brasileiro no time, tido como peça fundamental da equipe, é Diego. O ex-santista vive boa fase e será a maior arma para que o Werder abra boa vantagem no jogo de ida para poder atuar na França, na próxima quarta-feira, com mais tranquilidade.
Do outro lado, no entanto, está uma equipe difícil de ser batida. O Saint-Etienne não sabe o que é perder um jogo por uma competição continental desde novembro de 1982 - desde então, foram 12 partidas, com sete vitórias e cinco empates. E os franceses ainda chegam animados por terem eliminado o Olympiakos na fase anterior, o que apagou a luta para fugir do rebaixamento em sua liga nacional.
Ciente do que encontrará, o time de Bremen pretende fazer valer sua condição de mandante. "Sabemos que o Saint-Etienne surpreendeu o Olympiakos, mas temos a nossa força e teremos que mostrá-la para continuar almejando esse título", ensinou Naldo.
Clássico alemão? Outro representante germânico nas oitavas-de-final da Copa da Uefa, o Hamburgo recebe às 14 horas um Galatasaray que deve ser empurrado pela grande presença de seus torcedores na terra da Bavária. A esperança turca é que se repita o número de fãs visto contra o Hertha Berlin na fase de grupos.
Para aumentar a ligação entre o local do confronto e o clube de Istambul, a equipe do meia brasileiro Lincoln, que amarga má campanha no Campeonato Turco, conta com sete alemães em seu elenco. Com isso, o time quer se aproveitar de dois jogos "em casa" para ir às quartas-de-final e manter o sonho do bi.
O Hamburgo, porém, tem jogado bem nesta temporada. O clube do ex-são-paulino Alex Silva colecionou tropeços nas últimas rodadas do Alemão, mas ainda briga pelo título e quer coroar o bom desempenho neste ano com um título europeu.