A alta exigência na parte física do Palmeiras nas partidas contra Colo Colo e Corinthians fez o técnico Wanderley Luxemburgo aprontar uma surpresa diante do Ituano: ele escalou um time misto. Ainda assim, o Verdão obteve na noite desta quarta-feira, no estádio Novelli Júnior, um empate precioso por 1 x 1 pelo Campeonato Paulista.
O Palmeiras contou com a ajuda da trave para manter a invencibilidade no Estadual. Infeliz nos arremates, o Ituano acertou a trave do goleiro Bruno duas vezes no primeiro tempo e outras duas na etapa final, mesmo quando entraram em campo três titulares do Verdão, os meio-campistas Pierre e Cleiton Xavier e o atacante Keirrison.
A partida em Itu foi movimentada durante os 90 minutos. Pela rispidez no gramado, o árbitro Rodrigo Braguetto teve que mostrar rigor em sua atuação, expulsando um de cada lado: Jumar, do Palmeiras, e Tiago Bernardi, do Ituano.
Na próxima rodada do Paulistão, o líder Palmeiras, que chegou aos 30 pontos, deve retomar a formação titular no compromisso contra o Barueri, no Palestra Itália. Já o Ituano, integrante da zona intermediária da classificação, com 16 pontos, mede forças contra a Ponte Preta, em Campinas. Os dois confrontos estão marcados para o sábado.
O jogo
O confronto no Novelli Júnior começou em ritmo alucinante. No primeiro minuto de partida, o Palmeiras criou a primeira chance. Marquinhos cobrou falta da esquerda e Jéci cabeceou para boa ação do goleiro Alexandre Favaro. A resposta do Ituano foi imediata. Ricardo Xavier encontrou espaço na entrada da área e mandou um torpedo. Em grande intervenção, o goleiro Bruno desviou a bola para escanteio.
Com o gramado pesado por causa da chuva, os donos da casa percebiam que os arremates de fora da área eram uma excelente opção. Aos oito minutos, Ricardo Xavier acertou uma bomba no poste. Porém, o gol do Ituano curiosamente saiu em jogada trabalhada. Aos 11 minutos, Muriqui avançou pela direita e cruzou para a cabeçada precisa de Alex Afonso, sem chance para Bruno.
Em desvantagem, o Palmeiras melhorou de rendimento. Aos 15 minutos, após jogada de Armero pela esquerda, Marquinhos pegou a sobra na entrada da área e bateu com perigo. Oito minutos depois, saiu o empate dos visitantes. Lenny foi lançado por Marquinhos nas costas da retaguarda e tocou na saída de Alexandre Favaro.
Nos 15 minutos finais da etapa inicial, o Ituano voltou a ficar extremamente perigoso. Em uma bomba de perna direita, Alex Afonso acertou o travessão de Bruno. Pouco depois, Muriqui chegou a balançar as redes, mas o lance acabou anulado por impedimento. Um minuto antes do intervalo, a situação ficou mais complicada para o Verdão: Jumar foi expulso.
Outra cara
Na volta para o segundo tempo, Luxemburgo colocou em campo três titulares, Pierre, Cleiton Xavier e Keirrison. Mesmo com um a menos, o Palmeiras impôs uma pressão nos instantes iniciais, mas o Ituano continuou perigoso no contra-ataque. Aos sete minutos, Ricardo Xavier perdeu chance incrível na pequena área para a equipe do interior.
Aos 18 minutos, as equipes ficaram com o mesmo número de atletas no gramado. Tiago Bernardi levou o vermelho por cometer falta dura em Pierre para desespero do estreante técnico Zetti na beira do campo. Apesar de perder uma peça, o Ituano teve a chance de vencer a partida, mas Alex Afonso e Henrique deram azar nas finalizações e pararam na trave. Como o Palmeiras também desperdiçou importantes contra-ataques, o placar terminou mesmo em 1 x 1.