Não é só a eliminação para o Botafogo, na quinta-feira, pela Copa do Brasil, que incomoda o Dom Pedro. De volta ao campeonato candango, o time enfrenta hoje o Ceilândia, na Metropolitana, às 16h. Mas, além de derrotar o adversário e se manter firme na vice-liderança do torneio, a equipe dos bombeiros pensa em quebrar a desconfortável marca de quatro jogos sem vencer. O último triunfo vermelho aconteceu na última rodada do primeiro turno: 2 x 1 sobre o Legião, no Mané Garrincha, em 15 de fevereiro.
De lá para cá, foram dois empates e duas derrotas: 1 x 2 para o BrasÃlia, no Cave, 2 x 2 com o Luziânia, na Metropolitana, 1 x 1 com o Gama, no Bezerrão, todos pelo torneio local; e o revés para o Botafogo (0 x 2), pela Copa do Brasil. ;Está na hora de vencer. Se não, isso vai começar a pesar;, afirma o técnico Fernando Tonet, que prefere eliminar uma partida da contagem. ;O jogo contra o Botafogo não conta. Era outra competição. O Palmeiras, por exemplo, é o lÃder do Campeonato Paulista e está mal na Libertadores;, minimiza o técnico.
Além da marca, a subida de produção do adversário também preocupa o Dom Pedro. O Ceilândia conseguiu quatro pontos nas últimas duas rodadas, incluindo um empate contra o lÃder Brasiliense. ;Eles melhoraram bastante no segundo turno. Nós ainda não vencemos. Vai ser muito difÃcil;, prevê o zagueiro Rodrigo Mello. O clube também teme ser prejudicado pelo cansaço ; o Dom Pedro enfrentou o Botafogo na quinta-feira e o Ceilândia não joga desde sábado. Mas o atacante Ãndio rebate o argumento. ;No nosso time, cada um sabe onde se posicionar em campo. Isso ajuda;, acredita.
Para o confronto com o Gato, o time dos Bombeiros não terá três jogadores. Os volantes Kabila e Gabriel e o lateral-direito Júlio estão suspensos. Luciano Tarú, titular que retornou de contusão na quinta-feira, será mantido no lugar de Kabila. Já o versátil meia-atacante Juninho é o substituto de Júlio. Para a vaga de Gabriel, Tonet tem duas opções. Ele pode utilizar o também cabeça-de-área André, mas pensa em colocar o meia Mazinho BrasÃlia. A ideia é que o atleta faça dupla com Maninho, o que tornaria o time mais ofensivo e experiente. Já o lateral-esquerdo Rafinha, que não enfrentou o Botafogo, está de volta.
Na perigosa sexta posição, com 10 pontos, apenas um acima da zona de rebaixamento, o Ceilândia luta para ganhar mais fôlego na rabeira da tabela. O técnico Jean Cláudio faz duas mudanças depois do 1 x 1 com o Brasiliense, no Abadião. No gol, Renan substitui Ricardo, expulso ; Wesley, emprestado pelo Jacaré, vai para o banco de reservas. Com a saÃda do zagueiro Thiago Júnio para o Ipatinga, Aguinaldo será recuado para a zaga e abre espaço no time titular para o volante Negretti. O atacante Cassius está livre para atuar depois de ser absolvido pela expulsão contra o BrasÃlia, em julgamento na noite de sexta-feira.