A Copa Libertadores da América está apenas no começo, mas o São Paulo já se encontra diante de um jogo que pode deixá-lo no inferno ou no céu. Depois de somente empatar na estreia do torneio, o Tricolor precisa da vitória na noite desta quinta-feira, às 23h30 (de Brasília), diante do América de Cali, na Colômbia.
Em caso de derrota, o time de Muricy Ramalho amargará a lanterna isolada do grupo 4 da Libertadores. Por outro lado, se obtiver um triunfo no estádio Pascual Guerrero, o São Paulo pulará para a ponta de sua chave, igualando o número de pontos do uruguaio Defensor.
"É um resultado que pode nos colocar na liderança do grupo ou em uma situação um pouco mais delicada. Precisamos jogar e ter bastante atenção", afirmou o goleiro Rogério Ceni, que, depois de desfalcar o clube na estreia da Libertadores, disputará sua primeira partida nesta edição do torneio na noite desta quinta.
Aliás, além de vencer o América, o Tricolor também espera, enfim, convencer o torcedor com um bom futebol. Os atletas vêm admitindo a necessidade de melhorar as apresentações nesta temporada. "Até agora, nós temos vencido, mas estamos deixando a desejar", admite o meio-campista Hernanes.
Antes desta partida pela Libertadores, o São Paulo precisou resolver um problema interno criado depois do clássico contra o Santos, na rodada passada do Paulistão. Dagoberto e Washington, que trocaram cobranças públicas depois da derrota na Vila Belmiro, fizeram questão de mostrar que o problema foi superado antes mesmo da viagem à Colômbia.
No entanto, apenas um dos dois atacantes deverá estar em campo em Cali, já que a outra vaga na frente pertence a Borges, de volta ao time titular. Washington está na frente de Dagoberto na corrida pelo outro posto no ataque. Muricy não confirma também o restante do time, mas provavelmente usará o esquema em que o Tricolor se encaixa melhor, com três zagueiros. A dúvida fica por conta da disputa entre Hugo e Junior César, que só deverá ser desvendada no momento da partida.
Já o América de Cali também precisa de sua primeira vitória nesta edição da Copa Libertadores. O time colombiano espera vencer o jogo para escapar da lanterna do grupo. Assim como o São Paulo, o clube da casa também tenta se recuperar de uma derrota em clássico no fim de semana passado. Superado pelo Deportivo Cali, o América quer reagir contra os brasileiros.
"O clássico já passou e teremos uma grande partida pela Libertadores contra o São Paulo. Para o América, só serve a vitória", avisa o meio-campista Diego Chará.
Na partida desta quinta-feira, o time colombiano não poderá contar com o goleiro Oscar Limia, que não está inscrito na Libertadores. Assim, a meta do América será defendida por Julián Mesa.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA DE CALI X SÃO PAULO
Local: Estádio Pascual Guerrero, em Cali (na Colômbia)
Data: 5 de março de 2009, quinta-feira
Horário: 23h30 (de Brasília)
Árbitro: Héctor Baldassi (da Argentina)
Assistentes: Ricardo Casas e Gustavo Esquivel (ambos da Argentina)
AMÉRICA DE CALI: Julián Mesa; Juan Camilo Angulo, Pedro Tavima, Hárold Viáfara e Fernando Battiste; Diego Chará, John Valencia, Alex Del Castillo e Víctor Cortés; Adrián Ramos e Wílmer Parra
Técnico: Diego Édison Umaña
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Zé Luis, Jean, Hernanes, Hugo (Junior César) e Jorge Wagner; Washington e Borges
Técnico: Muricy Ramalho