A segunda-feira foi de muita comemoração no Botafogo por causa da conquista do título da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, que veio com um triunfo por 3 a 0 sobre o Resende na tarde de domingo, no Maracanã. Com a folga dada pela comissão técnica, o grupo comemorou com os familiares e dando entrevistas especiais a vários jornais e emissoras de rádio e de televisão. Mas, nesta terça, é dia de reapresentação e volta ao trabalho. Para o técnico Ney Franco e os jogadores, uma certeza, que soa como promessa para os torcedores: o time não vai se acomodar na Taça Rio.
A estreia do Botafogo no segundo turno do Estadual será no domingo, às 20h30 (de Brasília), contra o Tigres do Brasil, na Baixada Fluminense. Caso conquiste também a Taça Rio, o Glorioso será campeão carioca sem a necessidade de uma decisão. Para Ney Franco, essa tem que ser a meta. "O torcedor do Botafogo pode ter certeza de que a partir de domingo o nosso pensamento é ganhar todos os jogos e avançar para as semifinais. A Taça Rio é importante porque pode nos dar o título sem a necessidade de uma decisão e para também não perdermos o embalo. Temos consciência de nossas limitações e por isso continuaremos trabalhando no nosso limite", comprometeu-se.
A opinião é compartilhada pelo volante Leandro Guerreiro. "A Taça Guanabara conquistada nos deu uma tranquilidade maior para a disputa da Taça Rio, mas não podemos desperdiçar essa vantagem atuando com menos empenho no segundo turno. Vamos entrar na disputa pensando na conquista do título que nos daria o Estadual de forma antecipada", planeja o jogador.
O meia Maicosuel, autor do terceiro gol contra o Resende, também entende como necessária a conquista do título da Taça Rio. "As finais do Carioca são disputadas paralelamente a fases decisivas da Copa do Brasil, outra competição que nos interessa por dar vaga na Copa Libertadores. Portanto, se ganharmos a Taça Rio o nosso calendário ficaria melhor. É nisso que temos que pensar", avisou.
Antes de enfrentar o Tigres, o Botafogo tem justamente a estreia na Copa do Brasil, prevista para esta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Dom Pedro-DF, no Distrito Federal. Caso vença por dois ou mais gols de diferença o time carioca vai se classificar sem a necessidade do duelo de volta, previsto para 19 de março no Engenhão.