Bicampeã olímpica do salto com vara, e dona de 26 recordes mundiais na prova, a russa Yelena Isinbayeva anunciou nesta segunda-feira que já tem data prevista para se aposentar: será em 2013, logo após a disputa do Mundial de Atletismo, marcado para Moscou.
"Planejo terminar tudo com uma vitória diante da minha torcida", afirmou a saltadora de 26 anos, que já tem cinco títulos mundiais na prova - dois em pista aberta, em 2005 (Helsinque) e 2007 (Osaka), e três em pista fechada, 2004 (Budapeste), 2006 (Moscou) e 2008 (Valência).
No mês passado, Isinbayeva conseguiu superar pela 12ª vez o recorde mundial indoor, com 5 metros cravados. Em Pequim, na Olimpíada, conseguiu 5,05 metros e levou a medalha de ouro, e acredita que, até a despedida, pode chegar a 2,30 metros. "Acho que é possível, tudo depende de minha saúde e da forma que estiver nas competições."
A musa esteve na capital chinesa nesta segunda-feira para anunciar sua nova patrocinadora pessoal, a Li Ning, fabricante de roupas esportivas que passará a fornecer seus equipamentos de competição - ela tinha contrato com a Adidas até o fim do ano passado, mas optou por não renovar o compromisso. "Não se trata apenas de dinheiro, mas do entusiasmo de ter uma equipe nova trabalhando com você, envolvida no processo de desenhar novos calçados", afirmou Isinbayeva.
Os valores do contrato, com cinco anos de duração, não foram divulgados, mas são estimados em US$ 1,5 milhão por ano. A empresa pertence ao ginasta de mesmo nome, Li Ning, que conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, e foi uma das estrelas da cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim, no ano passado, com sua "volta olímpica" pelo teto do Ninho de Pássaro, içado por um cabo.