Grande nome da gira latino-americana do saibro no ano passado, Nicolás Almagro colecionou diversas decepções em 2009, com eliminações precoces na Costa do Sauípe e em Buenos Aires. Entretanto, a história mudou para o espanhol em Acapulco, onde ele se tornou o primeiro homem a faturar o torneio por duas vezes seguidas. Na final disputada na madrugada deste sábado, a vitória sobre o francês Gael Monfils veio por um tranquilo duplo 6/4.
Pressionado para defender nesta temporada os importantes pontos somados em fevereiro de 2008, Almagro não correspondeu às expectativas e chegou a Acapulco com uma campanha de duas vitórias em quatro jogos disputados entre os eventos da Argentina e do Brasil. Beneficiado no México por uma chave mais fácil, mesmo porque David Nalbandian caiu na primeira fase, o tenista de Murcia foi ganhando confiança até colecionar uma série de triunfos.
No momento da decisão, pesou a maior experiência do espanhol. Ainda que seja apenas um ano mais velho que Monfils (23 a 22), o saibrista aproveitou o mau retrospecto do rival em finais para se impor em apenas 1h16. Agora, o francês ostenta seis vice- campeonatos e apenas um título na bagagem como profissional, que data de 2005, em Sopot.
Enquanto isso, Almagro já comemora a quinta taça da carreira, a segunda consecutiva em Acapulco, minimiza a má fase que vinha vivendo e evita nova queda no ranking de entradas, em que ocupa atualmente a 21ª posição.
"Eu estava muito ansioso para vencer e fiz o que precisava para chegar a este resultado. Cometi poucos erros e estou muito satisfeito com a partida e a semana", disse o espanhol, que atrelou os maus resultados anteriores a problemas físicos. "Minha mente também foi muito forte e me ajudou a superar as dores no ombro com as quais vinha batalhando nas últimas semanas".