Em rodada cheia na noite desta sexta-feira, 26 equipes da NBA foram à quadra, entre elas as três que possuem brasileiros. Apesar de Nenê Hilário, Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa não terem se destacado em quadra, as vitórias de Denver Nuggets, Cleveland Cavaliers e Phoenix Suns puderam ser comemoradas por eles.
Entre os canarinhos, Nenê Hilário é o que mais vale a menção. Melhor canarinho na temporada 2008/09 da liga, o atleta voltou às quadras após dois jogos afastados na vitória dos Nuggets sobre a melhor franquia da competição, o Los Angeles Lakers, por 90 a 79.
Saindo do banco de reservas, visto que ainda não tem o melhor ritmo de jogo, o pivô atuou por 20 minutos e fechou suas estatísticas com oito pontos e sete rebotes. Em todo caso, foi outro suplente, J.R. Smith, quem roubou a cena no duelo disputado no Colorado - o ala anotou 22 tentos, mesma marca do armador Chauncey Billups.
Vindo de seis triunfos consecutivos, os Lakers não conseguiram se manter em alta apesar da boa atuação de Kobe Bryant, cestinha do encontro com 29 unidades. Pau Gasol ainda contribuiu com 18 tentos, enquanto Lamar Odom assegurou mais um double-double, desta vez de 12 pontos e 19 rebotes.
Líderes da Conferência Leste, os Cavs não se intimidaram nesta sexta com o fator-quadra do San Antonio Spurs. Ainda desfalcados de Tim Duncan e Manu Ginóbili, a equipe texana não conseguiu manter a série invicta de quatro partidas ao cair por 97 a 86.
Após ultrapassar a casa dos 37 pontos nas duas últimas rodadas, Tony Parker foi discreto nesta sexta com 11 tentos, deixando espaço para LeBron James, autor de 30 pontos e 11 rebotes, brilhar.
Único brasileiro em quadra, Varejão foi titular em função da ausência do contundido Bem Wallace, mas mesmo assim esteve discreto: conseguiu seis pontos e cinco rebotes nos 29 minutos em que atuou.
No Arizona, o Phoenix Suns brilhou novamente no ataque e atropelou o Toronto Raptors por 133 a 113. Com Leandrinho apenas regular - foram 11 pontos e quatro roubadas de bola para o brasileiro -, o dono do jogo foi Shaquille O'Neal, que atingiu sua melhor pontuação na NBA nos últimos seis anos ao colecionar 45 unidades. Como se não bastasse, o pivô ainda assegurou 11 rebotes para comandar os Suns, que ainda seguem, porém, fora da zona de classificação aos playoffs.
Confira todos os resultados da NBA nesta sexta-feira:
Denver Nuggets 90 x 79 Los Angeles Lakers
San Antonio Spurs 86 x 97 Cleveland Cavaliers
Phoenix Suns 133 x 113 Toronto Raptors
Orlando Magic 85 x 93 Detroit Pistons
Washington Wizards 113 x 90 Chicago Bulls
Atlanta Hawks 91 x 83 Miami Heat
Boston Celtics 104 x 99 Indiana Pacers
New York Knicks 103 x 108 Philadelphia 76ers
New Orleans Hornets 95 x 94 Milwaukee Bucks
Minnesota Timberwolves 83 x 102 Portland Trail Blazers
Dallas Mavericks 110 x 108 Oklahoma Thunder
Sacramento Kings 98 x 86 Los Angeles Clippers
Golden State Warriors 109 x 112 Charlotte Bobcats