Arrasador no início de 2008, o Palmeiras tenta compreender alguns problemas vividos pela equipe nas últimas três partidas. O ataque seguiu com um desempenho impressionante ao marcar oito gols, mas a defesa saiu dos trilhos: sofreu os mesmos oito contra LDU, do Equador, Portuguesa e São Caetano. Por isso, o Verdão entra em campo diante do Guarani, neste sábado, às 16 horas, no estádio do Parque Antártica, em busca do desejado equilíbrio.
Depois da última vitória contra o São Caetano, o goleiro Marcos liderou o coro de alerta para o Palmeiras mudar sua postura dentro de campo. Na visão do arqueiro, o time deve ter mais consciência ao buscar as jogadas ofensivas para evitar os contra-ataques dos adversários. Na prática, o camisa 12 considera que o sistema defensivo tem ficado exposto.
"O esquema de jogo do Wanderley leva o Palmeiras a buscar o ataque e time também toma gols. Temos que balancear, como se faz no futebol da Europa", aconselha o experiente Marcos.
A missão de apresentar um novo estilo de jogo ao Palmeiras caberá a um time misto. Apenas três titulares foram relacionados pela comissão técnica, o goleiro Marcos, o zagueiro Danilo e o lateral-esquerdo Pablo Armero. As outras estrelas descansam para o jogo contra o Colo Colo, pela Libertadores. Confiante, a base reserva exalta um desempenho que chama a atenção: 100% de aproveitamento no Paulistão, com vitórias sobre Marília, Ponte Preta e Paulista de Jundiaí.
"É difícil fazer comparações com a equipe principal. Só ressaltamos que nosso grupo tem qualidade e potencial para fazer o rodízio, por isso o Luxemburgo tem a confiança de nos escalar", afirma o volante Sandro Silva.
A vitória diante do Bugre também tem um valor simbólico: assegurar a liderança do Campeonato Paulista com uma partida a menos antes do esperado clássico contra o arquirrival Corinthians, na próxima semana, em Presidente Prudente.
"Vamos respeitar o Guarani, mas somos os líderes da competição e temos que impor nosso ritmo em casa para aproveitar o apoio de nossa torcida", decreta Willians, companheiro de Keirrison no setor ofensivo do time de Palestra Itália.
Contraste: Enquanto o líder Palmeiras tenta resolver detalhes para crescer ainda mais na temporada, o objetivo do tradicional Guarani é se livrar de uma incômoda crise o quanto antes. No empate em casa contra o Paulista de Jundiaí, o clube de Campinas completou oito partidas sem vitória.
No final da semana, a direção do Bugre anunciou o novo treinador: Guilherme Macuglia, destaque na direção do Guaratinguetá no ano passado. Fica a expectativa pela presença do técnico no banco de reservas neste sábado.
De qualquer forma, os desfalques atormentam a vida do Guarani. O principal nome do elenco, o experiente Amoroso, está definitivamente fora do Campeonato Paulista. Ele será submetido a uma nova cirurgia no joelho. Para completar, o zagueiro Plínio, suspenso, e o lateral-esquerdo Itaqui, contundido, também são ausências certas.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x GUARANI
Local: Estádio do Parque Antártica, em São Paulo (SP)
Data: 28 de fevereiro, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Rogério
Assistentes: Reinaldo Rodrigues dos Santos e Alexandre Basílio Vasconcellos
PALMEIRAS: Marcos; Maurício, Jéci e Danilo; Wendel, Sandro Silva, Jumar , Evandro e Pablo Armero; Marquinhos e Lenny
Técnico: Wanderley Luxemburgo
GUARANI: Douglas; Augusto (Éder Baiano), Danilo e Wálter; Maranhão, Gláuber, Claudiney Rincón, Bruno e João Paulo; Cléverson e Fernando Gaúcho.
Técnico: Guilherme Macuglia.