De olho na sétima medalha de ouro do Mundial infanto-juvenil masculino, a seleção brasileira, comandada pelo técnico Percy Oncken, começa a segunda etapa de treinamentos na próxima segunda-feira (02/03), no Centro de Desenvolvimento de Saquarema, no Rio de Janeiro.
Ao todo, 19 jogadores continuam na equipe do treinador, que buscará a marca pessoal de cinco títulos do mundial da categoria. Percy foi o treinador nas vitórias de 1993, 1995, 2001 e 2003. O Brasil levantou o troféu de campeão ainda em 1989 e 1991.
"Foi muito importante o período de avaliações em fevereiro. Conseguimos detectar jogadores com muita capacidade física e com técnica. Estes meninos se juntarão ao grupo remanescente do último ano e todos irão, a partir de agora, treinar forte para melhorar tecnicamente e fisicamente", afirma Oncken, que em 2007, no Marrocos, foi campeão mundial à frente da seleção brasileira juvenil.
Focado na busca pelo heptacampeonato mundial infanto, o técnico fez questão de ressaltar que o empenho nos treinamentos é que definirá os jogadores que serão selecionados para a competição.
"Realizaremos uma avaliação constante e justa. Observamos cada jogador em todos os dias de treinos. Vamos aproveitar esse período de trabalho forte para definir quais serão os 12 que irão para o Mundial", conclui o técnico.
O Mundial Infanto-Juvenil 2009 será disputado em Régio Calábria, na Itália, entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro. A disputa contará com 16 seleções - seis representantes da Europa, três da Ásia e da África, dois da Norceca e da América do Sul.
Brasil e Argentina, que se classificaram no Sul-Americano da categoria, no ano passado representam terão como adversárias o Irã, atual campeão, Estados Unidos, Itália, Porto Rico, Egito, Argélia, Índia, Tunísia e Japão. As outras cinco seleções ainda serão definidas.