O técnico do Vasco, Dorival Júnior, começou na manhã desta sexta-feira (27/02), com um coletivo no Vasco-Barra, a definir a equipe para a estreia na Taça Rio, 2º turno do Campeonato Carioca, provavelmente no dia 7 de março contra o Friburguense, em São Januário, no Rio de Janeiro.
O treinador evitou fazer drásticas mudanças na equipe. Mateus ocupou o posto do volante Nílton, que terá que cumprir suspensão por causa do terceiro cartão amarelo recebido na vitória de 3 a 0 sobre o Madureira, na última partida da Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual.
A grande surpresa foi vista na lateral direita, com Fágner pegando o colete dos titulares. O fato surpreendeu porque Paulo Sérgio, que trabalhou entre os reservas, é considerado dono da posição e agradou muito nos primeiros jogos da temporada.
A explicação veio apenas após a atividade, quando Dorival Júnior revelou que o departamento jurídico do Cruzmaltino vai fazer uma consulta à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro para saber se esse atleta terá condições de enfrentar o Friburguense, pois existe uma dúvida se Paulo Sérgio recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Madureira.
Paulo Sérgio claramente recebeu um cartão amarelo no empate sem gols com o Vasco, o segundo da série. Porém este não foi registrado pela arbitragem na súmula do confronto.
Como foi advertido contra o Madureira a dúvida passou a existir. "A mudança na lateral é uma precaução em relação a um caso já acontecido. Temos que preparar o Fágner para que ele tenha condições de desenvolver bem o seu trabalho. O cartão levado contra o Fluminense não foi anotado na súmula e temos que nos cuidar para não sermos prejudicados futuramente, como aconteceu na Taça Guanabara", disse Dorival, se referindo aos seis pontos perdidos pelo Vasco no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) por ter supostamente escalado de forma irregular o meia Jéferson na estreia da Taça Guanabara, derrota de 2 a 0 para o Americano.
Ainda sobre o coletivo desta sexta-feira, o zagueiro Fernando foi substituído por Vilson no meio da atividade, já que se queixou de dores na região lombar. Apesar disso ele não deverá ser problema para encarar o Friburguense. No ataque, Élton foi o companheiro de Rodrigo Pimpão, mostrando que definitivamente ocupou a vaga do barrado Alex Teixeira.
Neste sábado (28/02), às 10 horas, o Vasco disputa um jogo-treino com o CFZ, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Carioca, no centro de treinamento deste time na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Dorival já avisou que vai escalar os titulares na atividade.
Com esta dúvida na lateral direita, o Vasco deverá estrear na Taça Rio com a seguinte formação: Tiago, Fágner (Paulo Sérgio), Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Mateus, Jéferson e Carlos Alberto; Élton e Rodrigo Pimpão.
Sobre o jogo-treino, Dorival explica: "Vamos aproveitar essa atividade para colocarmos a equipe para jogar a fim de fazermos ainda mais observações. Estamos sem jogar desde a semana passada e o nosso próximo compromisso vai acontecer somente no outro fim de semana. Por isso quero colocar a equipe para atuar a fim de dar ritmo".