Preocupada com o crescimento da violência nos estádios de futebol no país, a Associação de Futebol Argentino (AFA) anunciou, nesta quarta-feira (25/02), que tomará uma medida inédita para coibir tais atos a partir do ano que vem: o cadastramento eletrônico de torcedores.
Para assistir a um jogo em qualquer estádio da capital, o torcedor terá que portar um cartão de identificação com micro chip. Nele, estarão dados pessoais como nome, impressão digital e fotografia atualizada.
O moderno processo custará cerca de US$ 60 milhões para ser implantado em cada estádio e sua viabilização depende da colocação em prática do acordo firmado em 2007 pela AFA com a Universidade Tecnológica Nacional (UTN).
Agora, o Comitê Executivo deu sinal verde para a assinatura do contrato que colocará em andamento o Padrão Único de Identificação de Aficionado (PUIA). O contrato para a execução do projeto de cadastramentos dos torcedores será assinado na próxima semana entre a AFA e a Telecom, junto com as empresas associadas GEP S.A , Xelios Biometrics S.A, Control Max e DCM Solution.
De acordo com o diretor de operações do projeto, Jorge Fraga, a medida entrará em vigor para os jogos da Primeira Divisão em 2010 e logo se estenderá aos estádios de Córdoba, Mendoza, Mar del Plata. No final de maio, será realizada uma prova piloto em Lanús.