O Resende, após derrotar o Flamengo por 3 a 1, está garantido na decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Seu adversário será conhecido nesta quarta-feira, quando Fluminense e Botafogo se enfrentam às 21h50min(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela outra semifinal. O ganhador terá o direito de tentar espantar a zebra na final do próximo domingo. O Tricolor chega após uma surpreendente recuperação, que lhe deu a primeira colocação do Grupo A com 11 pontos. Apesar de ter ficado na segunda posição do Grupo B, o Alvinegro fez melhor campanha, com 16 pontos.
O Fluminense não vence o Botafogo desde o Campeonato Brasileiro de 2007. No Estadual do ano passado, por exemplo, foi o Glorioso que eliminou o Tricolor dois turnos e se tornou uma verdadeira pedra no sapato do rival. Mas o Glorioso também tem seu jejum para encerrar. O time não ganha um clássico desde a decisão da Taça Rio, segundo turno do Carioca de 2008, quando superou o próprio Fluminense por 1 a 0. A última vez que as duas equipes se enfrentaram, no Brasileirão do ano passado, empate por 1 a 1 no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão.
"Sinceramente não ligo muito para esse retrospecto em clássicos, pois muitos desses jogos não foram decisivos e, além disso, tiveram poucas partidas de lá para cá. Contra o Flamengo, por exemplo, no empate por um a um, sofremos o gol nos acréscimos. Se aquele gol não tivesse saído esse jejum nem seria falado. Minha preocupação é se estamos rendendo o esperado", disse o técnico do Botafogo, Ney Franco.
Treinador do Fluminense, René Simões, também minimizou o retrospecto recente das duas equipes e não acredita que o jejum de vitórias contra o Botafogo possa prejudicar o Tricolor nesta quarta-feira.
"Aqueles jogos do ano passado foram disputados em outras circunstâncias. As duas equipes tinham outros treinadores, boa parte dos atletas que disputaram aquelas partidas não estão mais no Botafogo e no Fluminense e a realidade dos times era completamente diferente. Portanto, não vai haver nenhuma interferência. Quando a bola rola ninguém pensa nisso", disse René.
Sobre a partida desta quarta-feira, os treinadores esperam muito equilíbrio, com o vencedor sendo conhecido ou em um lance isolado ou até mesmo na disputa de pênaltis. As penalidades serão necessárias se após os noventa minutos a igualdade no marcador persistir.
"O Botafogo tem um time muito bem armado pelo Ney Franco, que é um profundo conhecedor de futebol. Além disso conta com o ataque mais positivo da competição e ganhou todo o nosso respeito. Sabemos que a partida será muito disputada e não há nenhum tipo de favoritismo. Temos que trabalhar para errarmos menos, pois isso que vai fazer a diferença", disse René.
Ney Franco também reconhece que os dois times têm pontos fortes, que deverão influenciar no resultado. "O Fluminense é um grande adversário, conta com uma defesa sólida e com dois meias que sabem desequilibrar. Falo do Thiago Neves e do Conca, que vão contar com a nossa atenção. Mas o Botafogo também tem seus pontos decisivos e uma maneira definida de atuar. Portanto, será um confronto decidido nos detalhes, um jogo de xadrez", analisou Ney Franco.
O treinador definiu sua equipe sem o atacante Víctor Simões, que foi vetado pelo departamento médico por causa de um estiramento muscular na coxa esquerda. Sem seu artilheiro, Ney Franco decidiu pela entrada do zagueiro Wellington, que vai formar trio com Juninho e Emerson, e por adiantar Leandro Guerreiro para o meio-de-campo, onde ele vai compor uma parede de volantes com Fahel e Léo Silva. A formação bem defensiva gerou as críticas de boa parte da mídia. A defesa veio justamente de René. "Não me iludo com um Botafogo bem defensivo, pois isso não vai acontecer. Além deles liberarem os alas, o time deles conta com o ataque mais positivo da Taça Guanabara, portanto, o Ney está longe de ser retranqueiro. Os volantes do Botafogo aparecem como elementos-surpresa e teremos que ficar atentos nisso. É uma estratégia válida e vamos ter que trabalhar com muita movimentação para escaparmos dessas armadilhas do Botafogo", explicou René.
O Fluminense vai contar com o zagueiro Edcarlos, que vai jogar amparado por um efeito suspensivo, já que foi suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) por causa de sua expulsão no empate sem gols com o Vasco. O ataque será composto por Maicon, recuperado de dores no tornozelo esquerdo, e Everton Santos. Com isso Leandro Amaral e Roger, contratados com destaque em janeiro, serão opções no banco de reservas.
A formação tricolor também ganhou elogios de Ney."O René sabe como poucos armar um time e isso logicamente gera preocupação no Botafogo. Sinceramente espero um grande jogo, com um time tentando neutralizar o outro e avançar ao ataque com segurança", disse Ney.
Taça Moisés de Andrade: - Na preliminar deste jogo, às 19h15 (de Brasília), duelam Cabofriense e Mesquita pelas semifinais do Torneio Moisés de Andrade, criado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e disputado pelos melhores colocados da fase de classificação, mas que não conseguiram chegar às semifinais. O ganhador desta quarta-feira vai decidir o título no domingo com o Americano, que na outra semifinal eliminou o Macaé nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X BOTAFOGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de fevereiro de 2009 (Quarta-feira)
Horário: 21h50min(de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Marco Aurélio Pessanha (RJ) e Jorge Luis Roxo (RJ)
FLUMINENSE: Fernando Henrique, Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Diguinho, Darío Conca e Thiago Neves; Everton Santos e Maicon
Técnico: René Simões
BOTAFOGO: Renan, Juninho, Emerson e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo
Técnico: Ney Franco