O técnico René Simões surpreendeu na tarde desta segunda-feira ao realizar o treino decisivo para definir a escalação do Fluminense para o clássico desta quarta-feira, contra o Botafogo, às 21h50min(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. A definição da equipe era esperada para esta terça-feira, mas o treinador decidiu antecipá-la. René só não contava com um imprevisto no meios dos exercícios que ministrou.
Como tinha feito no domingo, René escalou a equipe na tarde desta segunda-feira, nas Laranjeiras, com Maicon, que voltou a treinar após dois dias entregue ao departamento médico, ao lado de Everton Santos. Com isso Leandro Amaral e Roger, duas contratações de impacto para 2009, ficariam como opções no banco de reservas. Porém o treinador não esperava que Maicon voltasse a reclamar de dores no tornozelo direito, deixando a atividade mais cedo. No mesmo momento René entregou o colete de titular a Leandro Amaral. Com isso a definição ficou mesmo para terça-feira, embora a tendência seja mesmo Maicon atuar.
O zagueiro Edcarlos está confirmado. Mesmo suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) por causa de sua expulsão no empate sem gols com o Vasco, ele vai entrar em campo amparado por um efeito suspensivo obtido pelo departamento jurídico do clube. O Tricolor então vai formar com: Fernando Henrique, Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Diguinho, Darío Conca e Thiago Neves; Everton Santos e Maicon (Leandro Amaral). Nesta terça-feira acontecerá um trabalho recreativo, encerrando a preparação para o jogo.