Na última quarta-feira, o Inter tropeçou na Copa do Brasil. Se novo vacilo ocorrer neste domingo (22/02), pelas quartas-de-final do Campeonato Gaúcho, virará tombo dos feios. Para não dar mais um vexame seguido, desta vez em casa, o Colorado precisa bater a Ulbra, às 16 h (horário de Brasília), para aliviar o ambiente após a derrota para o União de Rondonópolis.
A partida pelo turno do Estadual será a primeira depois da venda do meia-atacante Alex. O jogador foi negociado com o futebol russo na sexta-feira. Apesar da perda de um atleta de qualidade, o técnico Tite achará um lugar para o volante Sandro, um pedido antigo da direção, sem precisar sacar uma das estrelas do time.
"Dentro de campo, quem vai assumir a função do Alex é o Taison, chegando à frente e jogando ao lado do Nilmar. Mas não sei quem vai assumir a camisa 10. Sem dúvida, é uma camisa com muita história", comentou o técnico Tite.
Entre os titulares, o treinador não possui dúvidas para escalar o time. O desfalque pode ocorrer no banco de reservas. O zagueiro Danny Morais recupera-se de um entorse no tornozelo. O Inter espera que a boa fase e a tranquilidade voltem ao Beira-Rio, já que a derrota no meio da semana colocou todos sob pressão. Uma vitória no tempo normal é importante para seguir mantendo as próximas decisões em casa. Caso a partida termine empatada, a vaga na semifinal será definida nos pênaltis.
A Ulbra foi a última equipe a garantir vaga no mata-mata do Gauchão. A classificação veio na quinta-feira diante do Brasil de Pelotas, em partida atrasada. A vitória diante do Xavante terminou em confusão e na expulsão de dois jogadores do time da Universidade: o goleiro reserva Juninho e o lateral direito Carlos Henrique.
Na fase de grupos, os canoenses foram goleados pelo Inter no Beira-Rio por 4 a 1. A partida marcou a estreia de Beto Almeida no comando da equipe, que, agora, diz saber os motivos que levaram àquela derrota e que serão corrigidos para o confronto decisivo.
"É difícil surpreender o Inter, mas o União de Rondonópolis surpreendeu. Temos que ter a força que tivemos no primeiro tempo do jogo lá no Beira-Rio. Nós sabemos porque perdemos aquela partida", explicou.
O outro jogo do dia
No mesmo horário, o Veranópolis recebe o Santa Cruz. Os dois clubes, que são as surpresas dessa fase do torneio, tiveram histórias diferentes na fase de grupos. O VEC começou mal para depois subir de produção. Já o Galo começou bem, mas perdeu rendimento nas últimas rodadas.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X ULBRA
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 22 de fevereiro de 2009, domingo
Horário: 16 h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS)
Assistentes: Alexandre Kleiniche e Marcelo Oliveira e Silva (ambos do RS)
INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão, Guiñazu e D'Alessandro; Taison e Nilmar
Técnico: Tite
ULBRA: André; Jonathan, Cuca, Anderson Seffrin e Émerson Ávila; Gavião, Jé, Wanderson e Léo; Táta e Lê
Técnico: Beto Almeida