Quem pretende evitar o tetracampeonato italiano da Inter de Milão deve jogar pressionado nesta 25; rodada. Esta pelo menos é a intenção dos comandados de José Mourinho. Já de olho nos duelos com o Manchester United pelas oitavas-de-final da Copa dos Campeões, os líderes visitam o Bologna às 12 horas (de Brasília) deste sábado para vencer e ampliar a vantagem na ponta para se dedicar apenas em bater os ingleses.
Mais do que os nove pontos que os distanciam da segunda colocada Juventus, os atuais tricampeões nacionais jogam embalados pelo bom resultado na última rodada, quando venceram o Milan por 2 x 1 e derrubaram o arquirrival para o terceiro lugar. Agora, a meta é superar o Bologna, que briga para não cair, e focar a Champions.
"Na próxima semana vamos voltar a jogar de maneira paralela em duas competições e por isso ter uma certa gordura no Campeonato Italiano será muito importante. Ganhar esse jogo, mesmo fora de casa, vai nos dar mais tranquilidade para o restante da temporada", prevê José Mourinho.
Às 16h30 do mesmo dia, a Juventus entra em campo já sabendo a importância de conquistar três pontos na casa do Palermo. Uma vitória pode diminuir a vantagem da Inter ou até aproximar o time de Turim dos milaneses. O problema é o adversário, que tem 36 pontos e briga por uma vaga na Copa da Uefa. A Velha Senhora, porém, está animada.
"Estamos numa fase da disputa em que não podemos ficar pensando nas dificuldades que teremos pela frente.Temos que superá-las. O Palermo tem seus objetivos, costuma complicar jogando em sua casa, mas apenas o triunfo nos interessa", avisa o técnico Claudio Ranieri.
Ainda sonhando com o título do Calcio, o Milan tenta abafar os questionamentos às últimas más apresentações - além da derrota no clássico, cedeu empate por 1 a 1 com o Werder Bremen, na Alemanha, pela Copa da Uefa - recebendo o Cagliari, outro que planeja jogar a Uefa na próxima temporada, às 11 horas de domingo.
O oponente, porém, deve ser minimizado para dar confiança aos rubro-negros, terceiros colocado, a 11 pontos do líder. "Jogando em casa não podemos desperdiçar a oportunidade de somarmos três pontos. Não apenas para seguirmos na luta pelo título, mas também para não deixarmos quem está atrás de aproximar de nós", aponta o técnico Carlo Ancelotti, já preocupado em perder uma vaga na Copa dos Campeões 2009/2010.
Na quarta posição, com 42 pontos, a Fiorentina tenta esquecer a derrota em casa para o Ajax, na Copa da Uefa, e se manter na zona de classificação para a próxima Champions. Para isso, atua novamente em seus domínios com a missão de vencer o Chievo, que está na zona de rebaixamento, às 11 horas deste domingo.
Também ansiando classificação para a principal competição do Continente, a Roma entra em campo às 14 horas de sábado contra o irregular Siena, na capital italiana. O time de Cicinho, Doni, Julio Baptista e Taddei está em sexto lugar, a dois pontos de Fiorentina. O Genoa, que está em quinto, visita o Napoli no domingo.
Confira abaixo todos os confrontos da 25; rodada do Campeonato Italiano (todos no horário de Brasília):
Sábado
12h Bologna x Internazionale
14h Roma x Siena
16h30 Palermo x Juventus
Domingo
11h Sampdoria x Atalanta
11h Milan x Cagliari
11h Fiorentina x Chievo
11h Napoli x Genoa
11h Lecce x Lazio
11h Catania x Reggina
11h Torino x Udinese