Apesar de o Vasco ter desistido de disputar as semifinais da Taça Guanabara, o caso da perda dos pontos da equipe na competição estadual segue gerando polêmica. Agora, a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) desistiu de denunciar o Cruzmaltino no artigo 231, que poderia render a exclusão do time de São Januário do Campeonato Carioca.
O TJD-RJ havia denunciado o Vasco neste artigo 231 (pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário), que prevê a exclusão da competição e multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil. Contudo, a entidade desistiu desta decisão e abriu inquérito para investigar o caso.
Porém, o Vasco ainda pode ser enquadrado no artigo 231 dependendo o resultado do inquérito. O clube carioca, com medo de uma punição mais pesada, já anunciou, em nota oficial, que continuará tentando recuperar os seis pontos que perdeu em virtude da escalação irregular do meia Jéferson na primeira partida da Taça Guanabara, contra o Americano, apenas na esfera da justiça desportiva - mais precisamente no STJD.
Caso recuperasse os seis pontos perdidos, o Vasco se classificaria para as semifinais da Taça Guanabara. Como isto não ocorreu, Flamengo x Resende e Fluminense x Botafogo serão os jogos que definirão os finalistas da competição estadual.