Única nação na atualidade a abrigar duas corridas de Fórmula 1 (Barcelona e Valência), a Espanha está prestes a ver uma guerra escancarada entre as suas cidades pela principal categoria do automobilismo mundial. Capital do país, Madri planeja a construção de um novo circuito com este objetivo.
Segundo o diário Marca, o projeto não seria uma "nova versão" do atual autódromo da cidade, Jarama, localizada ao lado do Terminal 4 do aeroporto de Barajas - esta pista, construída em 1967, já recebeu nove corridas de Fórmula 1 e viu Emerson Fittipaldi vencer a edição de 1972 da prova.
O orçamento mínimo do projeto é de 250 milhões de euros, incluindo a construção e a compra dos terrenos necessários - por outro lado estima-se ganhos de mais de 150 milhões ao ano após a finalização do projeto, o que só deve acontecer em 2012.
Apesar de os contratos de Barcelona e Valência vencerem respectivamente apenas em 2016 e 2015, os administradores de Jarama já sinalizam com a ideia de uma alternâncias entre as pistas espanholas.