O norte-americano Andy Roddick, cabeça-de-chave número 1 do Torneio de Memphis, estreou com vitória na competição, em partida encerrada apenas na madrugada desta quinta-feira, no horário brasileiro: bateu o belga Steve Darcis por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/1) e 6/2, em jogo com 1 hora e 8 minutos de duração.
Número 52 do mundo, Darcis chegou ao Tennessee na condição de atual campeão do torneio, mas não foi páreo para a boa fase de Roddick, sexto colocado na lista da ATP e favorito da torcida. "Consegui conduzir bem o jogo até começar a quebrar seu serviço" contou o americano, que enfrenta na oitavas-de-final seu compatriota Robby Ginepri, que derrotou o alemão Simon Greul por duplo 6/4.
No jogo anterior, o australiano Lleyton Hewitt calou a torcida americana ao derrotar o local James Blake, terceiro cabeça-de-chave do torneio e 13º do ranking mundial, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/1 e 6/4. Em 103º lugar no ranking, Hewitt perdeu o segundo semestre de 2008 por causa de uma cirurgia no quadril, e ainda sofre para reencontrar a melhor forma - teve aproveitamento de apenas 44% no primeiro saque. Na segunda rodada, ele enfrenta seu compatriota Chris Guccione, especialista em aces.