Se o Vasco tivesse recuperado os pontos perdidos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ), seria o adversário do Botafogo nas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, no próximo sábado. Mas, como o Resende permaneceu entre os semifinalistas, os comandados de Ney Franco comemoram: entrarão em campo somente na quarta-feira de Cinzas, às 21h50 (de Brasília), para medir forças com o Fluminense no Maracanã.
O fato foi bem recebido em General Severiano, já que o Glorioso está com vários atletas entregues ao departamento médico. O zagueiro Juninho, com uma inflamação no joelho esquerdo, e o atacante Victor Simões, com um estiramento na coxa esquerda, são os que mais preocupam e provavelmente entrariam no sacrifício caso a partida fosse no sábado. Além deles, o atacante Reinaldo foi poupado do treino de terça-feira por causa de dores musculares na coxa direita.
"Lamento o fato de o Vasco ter ficado de fora porque conseguiu essa classificação dentro de campo. Mas, para o Botafogo, não dá para negar que foi muito melhor entrarmos nas semifinais apenas na próxima quarta-feira, pois assim ganhamos mais alguns dias para nos prepararmos e recuperarmos os jogadores que estão fazendo tratamento", disse Ney Franco.
Juninho também ficou satisfeito com a possibilidade de ter mais tempo para se recuperar. "Claro que ter mais dias para trabalhar para uma partida é sempre mais positivo, ainda mais com jogadores entregues ao departamento médico", apontou o zagueiro. "Mas em termos de adversário não faz diferença, pois Fluminense e Vasco são grandes rivais", completou o ex-são-paulino.
Para o volante Leandro Guerreiro, este período será muito importante pelo fato de se tratar de atletas de primeiro nível e que fazem muita falta. "O Juninho é um jogador estilo capitão, experiente, que ajuda a comandar o time. O Víctor Simões é o nosso artilheiro e está atravessando um grande momento. Os dois fizeram muita falta contra o Flamengo no domingo e com certeza sentiremos a falta deles se não puderem atuar nas semifinais."
Caso Juninho e Víctor Simões se recuperem, têm lugar cativo no time, que contará com a volta do meia Maicosuel, que cumpriu suspensão na partida diante dos flamenguistas. Poupado contra o Rubro-Negro, o zagueiro Emerson e o volante Léo Silva estão à disposição, mas apenas o primeiro tem a volta garantida, já que Batista disputa a vaga no meio-de-campo.
Na zaga, Wellington pode permanecer caso Juninho não possa jogar. Porém, nesse caso, Fahel também pode ser recuado, com Batista e Léo Silva ficando no meio. Se Víctor Simões for vetado, a tendência é que o apoiador Lucas Silva seja adiantado, uma vez que Diego, que foi titular diante dos flamenguistas, não agradou.
Com isso, o esboço de time para a partida de quarta-feira é o seguinte: Renan, Juninho (Wellington), Emerson e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Léo Silva (Batista), Maicosuel e Thiaguinho; Víctor Simões (Lucas Silva) e Reinaldo. Nesta quinta-feira o elenco vai treinar em tempo integral e a comissão técnica vai divulgar o planejamento para o carnaval, que pode ser de concentração para o elenco.