Com um elenco mais forte que em outras temporadas, o Los Angeles Lakers vem provando continuamente que não depende apenas de Kobe Bryant. Nesta terça-feira, por exemplo, a equipe lidou muito bem com a 'ausência' do astro, que se limitou a dez pontos e quatro rebotes contra o Atlanta Hawks. Jogando em Los Angeles, os comandados de Phil Jackson construíram o placar de 96 a 83 ao ritmo de Pau Gasol, autor de um triple-double, e Lamar Odom, que fez seu quarto double-double seguido.
Praticamente sem Kobe, que esteve longe de brilhar nos 28 minutos jogados, os Lakers contaram com o mais alto nível de Gasol. Com 12 pontos, 13 rebotes e dez assistências, o espanhol atingiu três dígitos em dois fundamentos pela terceira vez na carreira, a primeira desde que deixou o Memphis Grizzlies, em fevereiro de 2008.
"Foi especial, era o primeiro encontro após a pausa do All-Star Weekend e tivemos que nos recuperar no primeiro quarto (os mandantes perdiam por 24 a 15), porém conseguimos uma vitória atrativa", disse o ala-pivô, que conseguiu brilhar mesmo tendo sido poupado durante todo o último período de partida - atuou por 30 minutos no total.
Em todo caso, não foi apenas Gasol quem brilhou na noite de Los Angeles. Ao colecionar 15 pontos e 20 rebotes, Lamar Odom garantiu seu quarto double-double seguido e continua evitando que sua equipe sinta a falta de Andrew Bynum, pivô titular que só volta às quadras no fim de abril.
Curiosamente, os 20 rebotes de Odom fizeram-no cumprir uma aposta com Kobe Bryant: o astro havia desafiado o companheiro a atingir a marca depois de o ala-pivô ter ficado muito perto do feito nos três últimos jogos. "É isto o que faço, desafio os caras. Simplesmente quero tirar o máximo deles", contou o MVP (Jogador Mais Valioso) do último All-Star Game.
O jogador que era reserva até a contusão de Bynum, por sua vez, agradeceu ao colega pela iniciativa. "Isso me mantém envolvido no jogo. Pegar rebotes é uma habilidade como passar ou arremessar. Exige o timing certo", apontou ele, antes de concluir: "É assim que queríamos começar após a pausa, com uma vitória".