O jovem atacante Neymar, de apenas 17 anos, nem estreou na equipe profissional do Santos e já vem tendo o seu nome ligado a especulações quanto a transferências. O próprio empresário do jogador, Wagner Ribeiro, havia dito que estava negociando 40% dos direitos federativos de Neymar com um clube inglês, no caso, o milionário Chelsea. Mas, o Peixe contra-atacou e, por meio de seu parceiro, o grupo Sondas, pode segurar o atleta na Vila Belmiro.
O DIS - empresa ligada ao Sondas, nos assuntos do futebol - quer comprar a porcentagem que pertencem à família do atacante e ao seu procurador. Em troca disso, o jogador renovaria o seu vínculo e permaneceria no Alvinegro Praiano por mais cinco anos. Os outros 60% continuariam pertencendo aos santistas.
"Temos o interesse em adquirir o atleta, desde que ele permaneça no Santos por cinco anos. Nossa ideia é, primeiro, valorizar Neymar e só depois pensar em futura negociação", disse Thiago Ferro, representante do DIS, em entrevista ao jornal A Tribuna.
A proposta do parceiro santista, apesar de ser mais baixa do que a do Chelsea - que ofereceu R$ 6 milhões pelos 40 % de Neymar -, agradou ao pai da jovem promessa do clube, Neymar dos Santos Silva, que mostrou-se inclinado a aceitar a oferta feita pelo DIS.
"Decidimos fechar com o DIS porque é uma empresa parceira do Santos. Talvez vamos perder uma quantia agora, mas podemos lucrar mais lá na frente. Teremos uma reunião na próxima quinta-feira, possivelmente para assinar o contrato", contou o pai do jogador.
Apesar do acerto entre o Peixe e o pai de Neymar, ainda será preciso convencer Wagner Ribeiro a aceitar a proposta do investidor alvinegro. O empresário, que também fez força para negociar Robinho com o Real Madrid, não esconde que a sua prioridade é negociar o atleta para o futebol inglês, visando facilitar uma futura transferência do atleta para a Europa.
"Não tenho de dar satisfação ao Santos se estou vendendo os 40% do Neymar. Em dois anos, quando termina o contrato do Neymar, esse clube vem aqui e negocia os outros 60% com o Santos. Eles querem o Neymar na Inglaterra e essa negociação dos 40% agora já seria meio caminho andado para o jogador atuar em um gigante da Europa", afirmou Ribeiro.