Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Antes da semifinal da Guanabara, Flu estreia na Copa do Brasil

;

Empolgado pela goleada de 4 x 0 sobre Tigres e pela vaga nas semifinais da Taça Guanabara, o Fluminense estreia nesta quarta-feira na Copa do Brasil. O time de René Simões parte para o Estádio Almeidão, em João Pessoa, onde enfrentará o Nacional de Patos às 21h50 (de Brasília) já com um objetivo: vencer por pelo menos dois gols de diferença e eliminar o jogo de volta.

O comandante tricolor sabe que uma goleada seria muito importante para dar tranquilidade ao elenco, que tende a se desgastar mais por causa do calendário nos próximos meses. Apesar disso, no discurso, o treinador tricolor prega que a prioridade é deixar o campo com um resultado positivo.

"É claro que eu gostaria muito de eliminar o jogo de volta, algo que futuramente nos renderia uma semana de treinos e mais tempo para descansar e corrigir erros", admitiu René. "No entanto, não podemos entrar em campo com o pensamento de golear. Temos que buscar primeiramente um resultado positivo e, se a partida estiver boa, devemos lutar pela classificação antecipada", emendou.

Os jogadores do Fluminense têm pensamento semelhante ao do treinador. O zagueiro Luiz Alberto, porém, lembrou a necessidade de a equipe conseguir marcar gols como visitante, que é um dos principais critérios de desempate.

"Na Copa do Brasil, empatar sem gols fora de casa, por exemplo, é um péssimo resultado. Portanto, temos que ir em busca de gols", ressaltou o defensor. "Nosso pensamento pode até nem ser eliminar o jogo de volta, que é complicado. Mas temos que pensar mesmo em marcar gols, ter uma postura ofensiva e, ao mesmo tempo, não expor nossa zaga", complementou.

Luiz Alberto e o goleiro Fernando Henrique são as novidades do Tricolor das Laranjeiras para a partida de volta. Ambos cumpriram suspensão diante do Tigres. Por outro lado, o Flu não poderá contar com o volante Diguinho, poupado em decorrência de dores na coxa direita, e nem com o atacante Leandro Amaral, em fase final de recuperação de um problema no joelho direito. Romeu fica com a vaga no meio-de-campo, enquanto Maicon segue titular na frente.

Pelo lado do Nacional, o técnico Marcos Nascimento reconhece que a sua equipe deverá ter muitas dificuldades contra o Fluminense. "Não me iludo e sei que vamos enfrentar um time recheado de atletas com nível de seleção brasileira e teremos dificuldades gigantescas. Mas temos que ser guerreiros em campo, lutar muito por uma vitória e para isso não vamos poder abrir mão de agredir o adversário", antecipou.

A dúvida dos paraibanos para o compromisso está no ataque. Peixinho, com dores na coxa direita, fará um teste de vestiário. Caso seja vetado, entra Édson Pato. A equipe está embalada pela goleada de 4 a 1 sobre o Internacional, que lhe rendeu a primeira posição na fase de classificação do primeiro turno do Campeonato Paraibano.

FICHA TÉCNICA - NACIONAL-PB X FLUMINENSE-RJ

Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB)
Data: 18 de fevereiro de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)
Assistentes: Luciano Cruz e Albino Júnior (ambos de PE)

NACIONAL: Adson; Maicon, Nilson Paraíba, Alisson e Zé Walker; Alemão, Marcílio, Enercino e Ribinha; Eduardo Rato e Peixinho (Édson Pato)
Técnico: Marcos Nascimento

FLUMINENSE:
Fernando Henrique; Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Romeu, Darío Conca e Thiago Neves; Maicon e Roger
Técnico: René Simões