O Vasco vai estrear na Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 19h30 (Brasília), contra o Flamengo-PI no Estádio Albertão, em Teresina. O Cruzmaltino tem nesta competição a única oportunidade de disputar a próxima Copa Libertadores, uma vez que não vai participar da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.
Por isso, o torneio é visto com muito carinho pelos lados de São Januário, como a chance de dar uma alegria aos torcedores após meses de sofrimento. Caso ganhe por dois ou mais gols de vantagem, os vascaínos eliminarão a necessidade do jogo da volta, previsto para o Rio de Janeiro.
Dorival Júnior, técnico do Vasco, acredita que sua equipe ainda está em evolução na temporada e por isso evita planejar títulos. Para ele, o primeiro objetivo do Cruzmaltino tem que ser garantir um bom resultado em Teresina.
"Não podemos iludir ninguém. O Vasco ainda está um pouco atrás, por exemplo, de seus três principais rivais do Rio de Janeiro e de outros participantes da Copa do Brasil. Portanto, não podemos falar ainda em títulos. Temos que começar pensando no primeiro jogo, em fazer um grande resultado em Teresina e iniciar bem a nossa caminhada" disse Dorival.
O treinador comentou que espera contar com o apoio da torcida vascaína na partida desta quarta-feira. "Para nós, ter o apoio de nossa torcida será muito importante, principalmente porque todos sabemos a força dos torcedores vascaínos no Nordeste brasileiro. Fazer nossos atletas se sentirem em casa seria muito bom, principalmente porque o Flamengo vai querer fazer de tudo para dificultar a nossa vida", afirmou o treinador.
Dorival disse que só vai confirmar momentos antes da partida a formação que vai a campo, já que não descartou poupar alguns atletas. Mas, como todos os titulares viajaram para Teresina, ele deverá iniciar o confronto com força máxima.
Pelo lado do Flamengo, o técnico Paulo Moroni ficou irritado com o rendimento de alguns jogadores na derrota de 1 a 0 para o Barras, no fim de semana, na estreia no Campeonato Piauiense. Por isso poderá mexer na equipe. Ex-zagueiro do Vasco, ele admitiu que os flamenguistas encontrarão muitos problemas neste desafio.
"Não vamos ter vida fácil, mesmo jogando em casa. Tenho certeza de que o Vasco veio pensando em evitar a partida de volta e por isso temos que estar preparados para tudo", declarou Moroni.
FICHA TÉCNICA - FLAMENGO-PI x VASCO-RJ
Local: Estádio Albertão, em Teresina (PI)
Data: 18 de fevereiro de 2009 (Quarta-feira)
Horário: 19h30min (de Brasília)
Árbitro: Francisco Almeida Filha (CE)
Assistentes: Marcos Brigido (CE) e Francisco da Silva (CE)
FLAMENGO: Beto; Tote, Serginho, Jouber e Belchior; Niel, Célio, Wildinho e Michel; Roni e Joniel
Técnico: Paulo Moroni
VASCO: Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Jéferson e Carlos Alberto; Alex Teixeira e Rodrigo Pimpão
Técnico: Dorival Júnior