Dinara Safina pode ter causado a decepção entre as favoritas do Torneio de Dubai nesta terça-feira, mas o dia não foi totalmente ruim para as melhores atletas que entraram em quadra nos Emirados Árabes. Nesse contexto, três das seis principais cabeças-de-chave, Jelena Jankovic, Vera Zvonareva e Venus Williams passaram à terceira fase sem grande trabalho.
Número três do planeta, Jankovic perdeu apenas cinco games na estreia, batendo a romena Monica Niculescu com parciais de 6/3 e 6/2. Semifinalista nos Emirados Árabes em 2008, a sérvia enfrenta na próxima rodada a estoniana Kaia Kanepi, algoz da indiana Sania Mirza por 7/5 e 6/2. O confronto será inédito.
Vivendo a melhor fase da carreira, Zvonareva acaba de ser campeã em Pattaya City e seguiu no Oriente para tentar ir longe também em Dubai. No primeiro desafio, ela aplicou 6/0 e 6/3 sobre Vera Dushevina e agora tem pela frente uma de suas principais freguesas no circuito, Marion Bartoli, que só levou a melhor em um dos oito encontros realizados com a russa. Para chegar às oitavas, a francesa ex-top 10 suou bastante, porém conseguiu vencer a italiana Francesca Schiavone por 7/6 (7-5), 3/6 e 6/3.
Para fechar, Venus Williams foi a favorita com estreia mais contundente. De forma incrível, ela massacrou Anastasia Pavlyuchenkova por 6/0 e 6/1 e seguiu com moral às oitavas. Após decepcionar com queda na segunda rodada do Aberto da Austrália, a norte-americana tenta campanha de recuperação e, para cumprir o objetivo, terá de passar por Alize Cornet.
Décima pré-classificada, a jovem francesa confirmou os prognósticos contra a qualifier alemã Julia Schruff, superada com parciais de 6/1 e 6/2. Como profissional, Cornet esteve frente a frente com Venus apenas em uma ocasião: foi na edição 2007 de Roland Garros, quando a ex-número 1 do mundo fez a tristeza da torcida parisiense ao aplicar 6/4 e 6/3.