Das seis cabeças-de-chave que entraram em quadra no primeiro dia de disputa do Torneio de Memphis, apenas uma, a russa, Alla Kudryavtseva, foi eliminada. Entre as tenistas que avançaram, a de mais expressão é a bielorrussa Victoria Azarenka, algoz da norte-americana Varvara Lepchenko por duplo 6/2.
Enquanto as principais atletas do mundo preferiram viajar para o milionário WTA de Dubai, Azarenka aparece como forte candidata ao título nos Estados Unidos, atrás apenas da dinamarquesa Caroline Wozniacki, que abre sua campanha nesta terça-feira. Campeã em Brisbane neste ano, a bielorrussa é atualmente a 14ª colocada do ranking feminino e precisou de apenas 1h13 para chegar à segunda fase.
Agora, ela enfrentará de forma inédita a francesa Stephanie Cohen-Aloro, que estreou com vitória por duplo 6/3 sobre a local Alexa Gatch. O confronto que vale vaga nas quartas-de-final é inédita.
Terceira maior favorita ao título em Memphis, Lucie Safarova também foi destaque da rodada de segunda-feira. Também com um duplo 6/2 em somente 62 minutos de jogo, a tcheca se livrou da inglesa Melanie South e enfrentará nas oitavas a norte-americana Vania King, que passou pela compatriota Alexandra Stevenson por 6/2 e 7/6 (7-5).
Mais três cabeças-de-chave também seguiram vivas nas quadras duras dos EUA. A britânica Anna Keothavong, número 52 do planeta, bateu a italiana Maria Camerin por 3/6, 6/3 e 6/1, marcando encontro com Michelle Larchede Brito. Convidada da organização, a portuguesa venceu a sueca Sofia Arvidsson por 6/2 e 6/0.
Já a alemã Sabine Lisicki também ganhou em sets diretos, tendo aplicado duplo 6/3 sobre a russa Ekaterina Bychkova. A próxima adversária da cabeça seis sai do confronto entre a francesa Stephanie Forets e a húngara Melinda Czink.
Para fechar o grupo das tenistas que confirmaram o favoritismo nesta segunda, a gaulesa Pauline Parmentier, oitava pré-classificada, mandou para casa a conterrânea Julie Coin, superada em três sets com parciais de 7/6 (8/6), 4/6 e 6/1. A 86ª colocada do ranking enfrenta agora a sul-africana Chanelle Scheepers ou a tcheca Lucie Hradecka.
Kudryavtseva é a primeira favorita eliminada: Cabeça-de-chave número sete do WTA de Memphis, Alla Kudryavtseva foi a única das principais atletas que já deu adeus na fase inicial. Ela foi surpreendida pela holandesa Michaella Krajicek, apenas a número 201 do mundo, por 6/1 e 6/4, em partida que se estendeu por 1h08.
Irmã do ex-tenista Richard Krajicek, a jovem de 20 anos veio do qualificatório e busca vaga nas quartas-de-final contra a alemã Kristina Barrois, que aplicou 6/2, 5/7 e 7/6 (7-3) para cima da eslovaca Jarmila Groth.
Confira todos os resultados desta segunda-feira em Memphis:
(2) Victoria Azarenka (BLR) v. Varvara Lepchenko (EUA): 6/2 e 6/2
(3) Lucie Safarova (TCH) v. Melanie South (GBR): 6/2 e 6/2
(4) Anna Keothavong (GBR) v. Maria Camerin (ITA): 3/6, 6/3 e 6/1
(6) Sabine Lisicki (ALE) v. Ekaterina Bychkova (RUS): 6/3 e 6/3
(Q) Michaella Krajicek (HOL) v. (7) Alla Kudryavtseva (RUS): 6/1 e 6/4
(8) Pauline Parmentier (FRA) v. Julie Coin (FRA): 7/6 (8-6), 4/6 e 6/1
Stéphanie Cohen-Aloro (FRA) v. (Q)Alexa Glatch (EUA): 6/3 e 6/3
Vania King (EUA) v. (WC) Alexandra Stevenson (EUA): 6/2 e 7/6 (7-5)
(WC) Michelle Larcher de Brito (POR) v. Sofia Arvidsson (SUE): 6/2 e 6/0