O copeiro Boca Juniors fará nesta terça-feira sua primeira partida na edição 2009 da Copa Libertadores da América. Jogando no caldeirão da Bombonera, o clube argentino recebe às 21h15 (de Brasília) o Deportivo Cuenca, do Equador, e terá em campo quase todos os titulares. A exceção fica por conta do centroavante Martín Palermo, opção do técnico Carlos Ischía para o segundo tempo.
Hexacampeão da Libertadores e atual vencedor do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, o Boca entra em campo com uma leve desconfiança da torcida xeneize. Isso porque, no sábado, a equipe de maior torcida em Buenos Aires tropeçou em casa diante do Newell's Old Boys, perdendo por 2 a 0 em plena Bombonera.
Para evitar um novo fiasco, Ischía terá três novidades para o confronto: os volantes Sebastián Battaglia e Fabián Vargas, recuperados de contusão, e o atacante Ricardo Palacio. O trio vai a campo no lugar dos jovens Carlos Fondacaro, Juan Forlín e Ricardo Noir, titulares no tropeço diante do NOB.
Os destaques em campo pelo time portenho ficam por conta dos experientes Roberto Abbondanzieri e do meia Juan Román Riquelme. O goleiro veterano, que retornou à Bombonera após passagem pelo futebol espanhol, está confirmado para defender a meta boquense, assim como o craque camisa 10.
Já outro veterano, o centroavante Martín Palermo, estará no banco de reservas: como ficou seis meses parado se recuperando de uma lesão no joelho, o atacante ainda não tem condições físicas de jogar os 90 minutos.
O Boca é o segundo clube com mais títulos na história da Libertadores: venceu seis vezes (1977, 78, 2000, 2001, 2003 e 2007). Apenas o Independiente, também argentino, conquistou mais troféus do que o time da Bombonera: ganhou sete vezes o maior torneio sul-americano interclubes, sendo a última delas em 1984.
Boca e Deportivo Cuenca integram o grupo 2 da Libertadores da América. Os outros dois componentes da chave já estrearam, com a vitória fora de casa do venezuelano Deportivo Táchira por 2 x 1 sobre o Guaraní do Paraguai.
Antes do embate entre Boca e Cuenca, outros dois clubes fazem suas estreias na Libertadores. Às 19 horas (de Brasília), o chileno Everton recebe o Caracas, da Venezuela, pelo grupo 6. Lanús (da Argentina) e Chivas (do México) empataram por 1 x 1 na semana passada na abertura da chave.