Se a matemática entrar em campo nesta terça-feira, o Palmeiras terá excelente chance de manter os 100% de aproveitamento na temporada ou, pelo menos, deixar Quito sem amargar uma derrota para a LDU.
Até hoje, em 12 partidas realizadas contra times equatorianos, o Alviverde acumulou oito vitórias, dois empates e somente duas derrotas (ambas para o El Nacional), tendo marcado 33 gols e sofrido somente 12, com um saldo positivo de 21.
Contra a LDU, adversária desta terça-feira pela estreia na fase de grupos da Libertadores, foram dois confrontos e nenhuma derrota: empate por 1 x 1 e goleada por 4 x 1, ambos os jogos disputados em fevereiro de 1962.
Atuando no Equador, palco do confronto deste meio de semana, foram nove partidas contra os donos da casa, com cinco vitórias do Palmeiras, dois empates e as únicas duas derrotas da história. O Verdão marcou 20 gols longe de casa e sofreu dez.
O primeiro jogo disputado contra equatorianos aconteceu no dia 4 de janeiro de 1959, quando o Palmeiras venceu o Barcelona, em Guaiaquil, por 4 x 1. O último confronto aconteceu em 2000, contra o El Nacional, pela 1ª fase da Copa Libertadores. Atuando no Palestra Itália, o Verdão venceu por 4 x 1, com dois gols de Pena, um de Alex e outro de Argel.
Confira os confrontos do Verdão contra times equatorianos:
El Nacional: 4 jogos: 2 vitórias e 2 derrotas
LDU:: 2 jogos: 1 vitória e 1 empate
Emelec: 2 jogos: 2 vitórias
Barcelona: 1 jogo: 1 vitória
Pátria: 1 jogo: 1 vitória
España de Quito: 1 jogo: 1 vitória
Everest: 1 jogo: 1 empate