A Liga Sul-Americana de Basquete começa oficialmente nesta terça-feira, com a participação de oito equipes de cinco países. Mas, pela segunda vez consecutiva, o torneio poderá enfrentar problemas de organização por causa de rusgas entre um dos clubes e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Nesta segunda, em uma reunião na sede da CBB, será decidido se o Brasília receberá a vaga que, pelo regulamento, já tem direito. O time, vice-campeão nacional em 2008, deveria ter sido inscrito junto com o campeão Flamengo, que faz sua estreia no torneio nesta terça contra o venezuelano Cocodrilos, em Cúcuta, na Colômbia.
A CBB, entretanto, inscreveu a equipe carioca e o Minas, o 3.º colocado. De acordo com a entidade, o Brasília teria desistido da vaga para jogar apenas a Liga das Américas, campeonato que venceu há uma semana.
A equipe do Distrito Federal pede, contudo, que a indicação seja revista. E, caso não seja inscrita no torneio, irá à Justiça. ;Se a decisão não for favorável a nós, o recurso já está pronto e será imediatamente encaminhado à Justiça do Rio;, afirmou o supervisor Marco Bajo. ;Temos o direito de disputar. É verdade que o interesse competitivo diminuiu porque o torneio dá vaga para a Liga das Américas, que já garantimos. Mas se não jogarmos teremos prejuízo financeiro;.
No fim de 2007, houve problema semelhante. Franca, vice-campeã nacional daquele ano, não recebeu a vaga no torneio do ano seguinte - a CBB indicou Minas e Brasília. A equipe paulista recorreu à Justiça, dizendo que havia sido prejudicada pela entidade, pois liderava o movimento que selou a retirada dos times paulistas do Nacional de 2008. Com a causa ganha, Franca foi à competição e o Minas acabou retirado do torneio.
Desta vez, a equipe mineira espera não ser prejudicada. Toda a logística da viagem para Santiago del Estero, na Argentina, onde atuará o Grupo B, já está definida - inclusive com a confirmação da inscrição e das passagens aéreas. Pela tabela, o Minas fará sua primeira partida contra o argentino Regatas de Corrientes, no dia 24.