Em um jogo disputado e cheio de lances perigosos, o Dom Pedro venceu o Legião, na manhã deste domingo (15/02), por 2 x 1 no Mané Garrincha, e alcançou os 16 pontos no campeonato candango. Com o resultado, os bombeiros terminaram a sétima rodada na ponta isolada da tabela e garantiram o título simbólico da primeiro turno. O atacante Índio e o meia Maninho marcaram para a equipe do técnico Fernando Tonet. Rodrigo Félix descontou para o time laranja.
Mesmo a conquista sendo simbólica, tanto jogadores quanto comissão técnica fizeram questão de comemorar o feito de virar o turno na frente de favoritos como Brasiliense e Gama. "A comissão técnica e os jogadores, que são muito aplicados taticamente, estão de parabéns. Nosso trabalho está sendo recompensado. Mas ainda há muitos jogos pela frente e temos que ter força para continuar forte no torneio", afirmou o técnico Fernando Tonet.
"Fizemos uma boa pré-temporada e temos nos esforçado durante toda a competição. Muitos podem considerar uma surpresa estarmos aqui (em primeiro lugar), mas só nós sabemos o que temos que enfrentar", disse o meia Maninho. "Somos um grupo de guerreiros. Jogo bola há dez anos, já sofri bastante, passei por algumas lesões, por isso tenho que comemorar, pois esse é um momento muito especial para mim", lembro o zagueiro Léo, indo as lágrimas durante a entrevista.
Na vitória sobre o vice-lanterna Legião, o Dom Pedro mostrou porque está isolado no alto da tabela. Com bom toque de bola, aproveitando as laterais e a dupla Índio e Maninho em um dia inspirado, a equipe partiu em busca da vitória para se garantir na liderança. Logo aos seis minutos, abriu o placar. Depois de entrar tabelando na área, o atacante Índio acertou o canto direito do goleiro Diego.
Índio também participou, mesmo que indiretamente, do lance do segundo gol. Ao driblar o marcador perto da área, o atacante foi parado com falta. Em cobrança perfeita, Maninho acertou o ângulo. Antes de terminar a primeira etapa, o Legião ainda descontou com o estreante Rodrigo Félix. Depois de trocar passes dentro da área, Fabinho rolou a bola para o atacante que dominou, abriu e chutou no lado esquerdo do goleiro Fernando.
Vacilo
No Cave, com 260 testemunhas, o Brasília desperdiçou uma grande chance de tirar o Gama do G4 e permaneceu na quinta posição ao ficar apenas no 2 x 2 com o ameaçado Ceilândia, sexto colocado, com seis pontos, apenas dois acima da zona de rebaixamento. O colorado chegou a abrir vantagem por duas vezes no placar, com Edicarlos e o artilheiro Thiago Silva, que chegou ao quinto gol na competição. No entanto, Diego e Cassius igualaram.
O Brasília ainda atuou com um jogador a mais depois da expulsão de Cassius e perdeu um pênalti, aos 47 minutos do segundo tempo. Na cobrança de Thiago Silva, o goleiro Renan virou o herói alvinegro ao pegar até mesmo o rebote. O time, no entanto, segue em jejum de vitórias há seis rodadas, enquanto o técnico Jean Cláudio completou o 15º jogo seguido sem ganhar, com 10 pelo Gama em 2008 e cinco pelo Ceilândia neste ano.
No Gama, depois da derrota por 2 x 1 para o Luziânia, neste sábado, a segunda seguida fora de casa, o técnico Giuliano Pariz ficou em situação delicada. Uma reunião da cúpula alviverde no escritório do homem-forte Wagner Marques vai decidir nesta segunda o destino do treinador e também avaliar o grupo de jogadores montado por ele, com a maioria de reforços com origem no pouco expressivo futebol capixaba.