Mesmo que a Renault tenha apresentado rendimento abaixo do esperado nos primeiros testes envolvendo, o R29, Fernando Alonso segue com o discurso que o marcou durante o lançamento do novo carro. Como havia garantido em janeiro passado, o espanhol reafirmou que o objetivo dos franceses na nova temporada da Fórmula 1 é faturar os títulos de Pilotos e Construtores.
O fraco desempenho nos testes coletivos de Algarve, nos quais a Renault foi superada até pela Williams, acabou admitido recentemente por Pat Symonds, chefe de engenharia da equipe. Alonso, porém, continua mostrando otimismo quando perguntado sobre ã temporada que se inicia em 29 de março.
"Em 2009 temos que mirar muito alto", disse o bicampeão mundial em entrevista à emissora de televisão Autosport. "Nossa meta é vencer o campeonato. Quando você é campeão entre os pilotos, ganhar também por equipes é mais especial, porque geralmente é mais difícil de marcar pontos. Então queremos as duas conquistas".
Em todo caso, o espanhol sabe que não encontrará facilidades nas disputas com os principais rivais. "Obviamente sabemos que será duro, nossos adversários são muito fortes e times como Ferrari, McLaren e BMW brigarão pelo troféu, mas precisamos pensar no topo. Antes de começar a temporada, temos de ser otimistas".
Acompanhando muitas das análises que têm sido realizados sobre o próximo campeonato, Alonso previu uma disputa ferrenha em virtude das novas regras da Fórmula 1. "O Mundial de Pilotos está muito aberto neste ano, porque com o novo regulamento tudo pode acontecer, qualquer escuderia pode ser rápida", apontou ele, antes de avaliar o desenvolvimento do KERS (Sistema de Recuperação de Energia) da Renault.
"Nosso sistema é realmente bom e está trabalhando bem, sem problemas. Acho que começaremos a temporada com ele, mas não é uma grande preocupação. É verdade que a tecnologia pode causar problemas. Necessitamos evitá-los testando-a antes do início da competição", concluiu.