Questionado na terça-feira se iria ao Madison Square Garden para quebrar o recorde de pontos do ginásio, estabelecido por Kobe Bryant no início da semana, LeBron James afirmara "não ser um video game" programado para "marcar 60 ou 70 pontos" por jogo. Mas bem que poderia sê-lo. Em mais uma grande exibição em Nova York, o astro comandou a vitória do Cleveland Cavaliers com 52 tentos e um triple-double. Embora tenham equilibrado a partida, os Knicks caíram por 107 a 102.
Se não chegou a ameaçar efetivamente na rodada desta quarta a marca alcançada por Kobe, que na última segunda havia brilhado no MSG com 61 pontos, LeBron manteve equilibrada a briga com o colega pelo posto de melhor jogador da NBA. O ala-armador foi responsável por quase a metade das unidades dos Cavs, que se viram em dificuldades fora de casa até o último período.
De qualquer forma, a jovem estrela mais uma vez foi decisiva, marcando 20 pontos apenas nos 12 últimos minutos do encontro e garantindo ainda seu quarto triplo-duplo (dois dígitos em três fundamentos) na temporada, e o 21º em toda a carreira.
"Não vou à quadra pensando em números, simplesmente faço meu jogo. Nunca pensei que vocês pudessem olhar para as estatísticas e verem alguém com 50 pontos e um triple-double", disse o humilde LeBron, que somou 11 assistências e dez rebotes.
Sem deixar espaço para os companheiros se destacarem, o ala-armador viu o segundo maior pontuador dos Cavs ser o pivô Zydrunas Ilgauskas, com apenas 15 unidades. O ala Wally Szczerbiak ainda anotou um double-double de 12 pontos e 13 rebotes, enquanto Anderson Varejão novamente foi discreto: em 25 minutos jogados, o brasileiro se limitou a quatro rebotes, um ponto e um passe decisivo.
Pelos lados dos Knicks, o bom momento que eles vinham ostentando na NBA terminou com duas derrotas seguidas, exatamente para Cleveland e Los Angeles Lakers. Na 12ª posição da Conferência Leste, a equipe contou com grande atuação de Al Harrington (39 pontos e 13 rebotes), mas o ala-pivô não foi suficiente para evitar a derrota.
Lakers também seguem em alta: Enquanto os Cavaliers chegaram à 39ª vitória nesta edição da liga em Nova York, os Lakers foram alcançar a marca em Toronto. Mesmo longe de seus domínios, o líder do Oeste bateu os Raptors por 115 a 107 ao ritmo de Kobe Bryant e Pau Gasol, que juntos marcaram 67 pontos.
Mantendo o grande nível de suas últimas atuações, Kobe esteve próximo de um double-double com 36 pontos e nove rebotes - ainda distribuiu cinco assistências. Já Gasol atingiu o feito pela 16ª vez em 2008/09 ao colecionar 31 pontos e 15 rebotes.
De qualquer forma, o espanhol não quis saber de comemorar muito o feito, visto que seu foco já passou a ser o confronto contra o Boston Celtics nesta quinta-feira: será a primeira visita dos Lakers ao Massachusetts desde a derrota nas últimas finais da NBA.
"(O jogo) não traz uma boa lembrança. Tomara que possamos mudar isso", disse o ala-pivô, que comentou ainda sobre o embate com os Cavs, marcado para o domingo. "Serão dois grandes testes para nós, ambos muito duros e em lugares hostis. Precisaremos nos superar e mostrar nossa identidade".
Confira todos os resultados da NBA nesta quarta-feira:
New York Knicks 102 x 107 Cleveland Cavaliers
Toronto Raptors 107 x 115 Los Angeles Lakers
Orlando Magic 125 x 96 Los Angeles Clippers
Washington Wizards 88 x 115 New Jersey Nets
Detroit Pistons 93 x 90 Miami Heat
Memphis Grizzlies 104 x 93 Houston Rockets
Minnesota Timberwolves 86 x 94 Atlanta Hawks
New Orleans Hornets 93 x 107 Chicago Bulls
Oklahoma Thunder 113 x 114 Denver Nuggets
Dallas Mavericks 104 x 99 Portland Trail Blazers
Golden State Warriors 124 x 112 Phoenix Suns